AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NEUROMOTORA: UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA QUE PROPÕE APROXIMAR A UNB DA COMUNIDADE ONDE ESTÁ INSERIDA

Autores

  • André Pires Moreira UNB
  • Anderson Lúcio Souza de Andrade UNB
  • Alisson Rodrigues Lisboa UNB
  • Guido Fregapani Agner UNB
  • Ruth dos Santos Pereira UNB
  • Vittor Michel de Sousa Godoi UNB
  • Wagner Rodrigues Martins UNB
  • Ana Clara Bonini-Rocha UNB

Resumo

INTRODUÇÃO: Extensão universitária é uma atividade que permite ao aluno vivenciar uma prévia da sua futura vida profissional com a supervisão de um professor e refletir sobre a teoria e a prática na comunidade. Extrapolando os muros da universidade, o aluno fica predisposto a desenvolver competências para relacionar seu trabalho em saúde com responsabilidades éticas, limitações legais, planejamento e aplicação de técnicas e metodologias direcionadas à cultura, a aspectos sociais e étnicos e demandas da realidade. No outro lado do processo acadêmico está o cidadão que recebe a assistência e é favorecido, informa-se e se educa sobre saúde funcional tendo acesso a informações de diferentes áreas, envolve-se em atividades que melhoram a qualidade de vida, social e culturalmente, convive com universitários e dialoga com seus pares. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Desde março de 2015, nove extensionistas, dois voluntários, dois fisioterapeutas e dois docentes estão envolvidos no projeto composto por três frentes para atender crianças, adolescentes, adultos e idosos; em ambulatório e domicilio: (1) Paróquia Nossa Senhora da Glória em Ceilândia, duas vezes por semana, manhã e tarde, para pessoas com incapacidades neuromotoras causadas por doenças neurológicas ou dor crônica. A comunidade se inscreve na secretaria da paróquia e os extensionistas fazem contato; (2) Centro Comunitário do Idoso Luísa de Marillac (CCILM) em Ceilândia, duas vezes por semana pela manhã e (3) Associação Parkinson Brasília (APB) aos sábados de tarde no plano piloto, ambos com atividades no âmbito da saúde coletiva e prevenção. Dentre instrumentos de avaliação utilizados: Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF); Medida de Independência Funcional (MIF); Mini Exame do Estado Mental; MDS-UPDRS I – Aspectos Não Motores Das Experiências de Vida Diária; Fear and Avoidence Belief Questionnary (FABQ); Beck Depression Inventory; Roland Morris Disability Questionnare (RMQ); Tampa Scale Kinesiophobia (TSK-11); Algômetro de pressão; Eletrogoniômetro lombar; Eletroencefalográfia. Dentre técnicas de tratamento estão aquelas próprias das especialidades de fisioterapia neurofuncional, traumato-ortopédica e osteopatia. IMPACTOS: Alunos de primeiro a oitavo semestre trocam informações, enriquecendo discussões teóricas uma vez por semana no retorno à sala de aula, onde as experiências que viveram são analisadas, descritas e interpretadas teoricamente, e as informações revertidas em resultados à sociedade. 66 pessoas preencheram ficha na Paróquia, 21 foram chamados e estão em atendimento, 170 atendimentos foram realizados. Cerca de 15 associados da APB e 28 idosos do CCILM foram contemplados com dinâmicas de grupo, palestras, oficinas e eventos. Levantam-se indicadores funcionais de Saúde que servem para aperfeiçoamento das temáticas sobre educação, prevenção, qualificação de técnicas/métodos fisioterapêuticos e de direcionamento para a escolha de recursos tecnológicos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O projeto consolidou-se como momento de aperfeiçoar linguagem, refletir sobre evidências, discutir sobre o ideal e o factível, levantar indicadores e praticar fisioterapia aproximando a universidade pública da comunidade onde está inserida.