DE VOLTA AS FONTES PRIMÁRIAS: O USO DE DOCUMENTOS NAS AULAS DE HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA

Autores

  • Risomar da Silva Vieira UNIPË/UEPB

Resumo

INTRODUÇÃO: Estamos observando no cotidiano, um avanço espetacular das novas tecnologias envolvendo as mídias digitais. As “realidades” veem se transformando de uma forma tão veloz, que o conceito de antigo merece novas reflexões. A rapidez como ocorre à informação representa um fato de grande importância para o desenvolvimento da produção do conhecimento, contudo se observa, que é significante a prática da superficialidade do saber. É visível que muitas vezes a necessidade da ligeireza, não possibilita a apropriada analise e consequentemente a suficiente criticidade, levando a respostas rápidas sem a formulação do necessário aprofundamento. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Diante desse momento singular no processo de construção do saber e da formação acadêmica, vimos adotando a aproximação dos estudantes as fontes primárias como matéria prima no estudo da História da Fisioterapia. Colocamos os interagentes frente a documentos não comum ao universo coloquial em que comumente vivem, provocando um certo impacto relacional. Em um momento histórico onde leitura nem sempre representa um hábito fácil e prazeroso, uma atividade que provoca essa ação recebe quase sempre reações de negação. Entretanto, se considerando que representa uma prática do contraditório é de se esperar tal comportamento. Entendemos que no processo formativo há diversos perfis e a diversidade é o óbvio. Com esse modo de trabalhar a História da Fisioterapia estamos promovendo uma discussão coletiva a partir de um documento onde se possibilita contra pontos entre a fonte primária analisada e os olhares frente o cotidiano da profissão. IMPACTOS: A experiência vem contribuindo para o despertar da significância do documento para o entendimento do processo histórico da Fisioterapia, não ficando apenas no olhar anacrônico frente ao que passou, ao antigo, mas fazendo e promovendo as relações necessárias para o crescimento cientifico e profissional. Apesar do momento não propício, a metodologia emana apontando para “novas” intervenções no estudo da História da Fisioterapia com um olhar crítico, reflexivo e ativo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É notório o avanço tecnológico digital no interstício social e individual. Esse fato possui um grau de significância imprescindível no processo de formação das pessoas, no entanto se faz indispensáveis reflexões sobre os seus impactos. Com o objetivo de se promover o hábito de leitura da escrita e do mundo é imperioso que se possibilite diferentes meios que apontem para essa atitude.