ENCENANDO NA COMUNIDADE: EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR MEIO DA ARTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Andressa Babinski Ramos UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Daiana Picoloto UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Fernanda Emanuelle Atkinson Gomes UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Jaqueline Maggione UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Letícia dos Santos Scheidt UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Maelen Abigall Franke UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Mariana da Silva Rodrigues UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Marielly de Moraes UNIVERSIDADE FEEVALE

Resumo

INTRODUÇÃO: O teatro é uma arte dramática que envolve uma prática coletiva e social, na qual ocorre a representação de situações ou problemas, que estimulam a criatividade e a imaginação. A arte utilizada na educação promove a superação dos limites do trabalho educativo e a capacidade de induzir uma reflexão crítica, como também, uma forma mais sólida de aprendizado, já que o indivíduo aprende por meio de experiências trocadas com o meio a sua volta e com os outros seres. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Este trabalho objetivou relatar a experiência vivida por estagiárias do Curso de Fisioterapia da Universidade Feevale/RS, no campo da Atenção Básica, que fizeram uso do teatro como estratégia de educação em saúde no trabalho com grupos. No decorrer dos encontros semanais com o grupo de educação em saúde desenvolvido com usuários de uma Unidade de Saúde da cidade de Novo Hamburgo, dentre outras abordagens, foram realizados três teatros: “Julgamento da Coluna Vertebral”, “Banco de Ossos” e “Pressão arterial e Dislipidemias”. Nestas encenações foram desenvolvidos os assuntos: saúde da coluna, osteoporose e hipertensão e dislipidemias. IMPACTOS: Através desta abordagem lúdica, percebemos que o uso do teatro facilitou a reflexão crítica e o aprendizado do grupo sobre as temáticas e tornou os momentos de educação em saúde mais dinâmicos, divertidos e interativos, pois os participantes foram convidados a interagir em algumas cenas. Em conversa com os participantes do grupo, nos foram relatadas algumas opiniões, como se pode perceber nas falas: “a gente sempre está aprendendo, as meninas também fazem de uma maneira lúdica com o teatro, que acho que é uma experiência bem válida, fácil de compreender”; "achei excelente essa abordagem”, “é uma forma muito criativa não muito monótona, a gente sai daqui leve e alegre com vontade de voltar”; “os teatros foram muito bem colocados para nós de uma maneira que podemos entender muito bem”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Percebeu-se que as apresentações teatrais foram uma excelente estratégia para realização de educação em saúde no trabalho com grupos na comunidade, sendo uma forma lúdica e explicativa de abordar temas relacionados à saúde que ficam marcadas na memória. Esta experiência serviu também para a superação pessoal das estagiárias, que encararam a experiência com seriedade e comprometimento, dedicando-se ao preparo e à apresentação de cada peça, e superando sua timidez.