ENTRE “CONTOS E CANTOS”: O USO DO SMARTHPHONE ASSOCIADO À CULTURA LITERÁRIA E MUSICAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Aliceana Ramos Romão de Menezes Araújo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA-UNIPÊ
  • Pollyana Soares de Abreu Morais CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA-UNIPÊ
  • Fábio de Lima Marins CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA-UNIPÊ
  • Maria Ângela Ramalho Pires de Almeida CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA-UNIPÊ
  • Camila Patrícia Galvão Patricio Carvalho CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA-UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: A cinesiologia e a biomecânica trazem a complexidade do movimento humano, objeto de estudo da fisioterapia, que pode ser compreendido a partir da análise dos movimentos (cinemática) e das forças que produzem esse movimento (cinética). A fim de promover uma re-significação dessa área vista como de difícil compreensão pelos discentes, houve a intenção de unir a temática com a cultura literária e musical associado ao uso do smarthphone, através do aplicativo whatsApp por se tratar de uma tecnologia presente no cotidiano, facilitando assim a motivação pela busca do conhecimento, através de uma proposta não tradicional de ensino. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Descrição de Experiência: Ao final da aula expositiva dialogada sobre biomecânica da coluna vertebral e do cíngulo do membro superior, foi sugerida uma atividade que tivesse como objetivo o resgate desses conteúdos. Os discentes formaram duplas, de maneira voluntária e foi explicado que a atividade seria a composição de narrativas, de no mínimo, quatro estrofes de versos, poesias, contos ou paródias que remetessem às temáticas. O unipê virtual foi utilizado como ferramenta para envio da parte escrita e para garantir o tempo de execução da atividade. Para o envio e socialização das paródias (áudios) foi utilizado o whatsApp. Na aula seguinte ao prazo dado para a execução da atividade, a mesma foi apresentada para todos, e nesse mesmo momento, foram realizadas as considerações pelo professor. IMPACTOS: A experiência trouxe um novo significado para a compreensão de conteúdos vistos como de difícil aprendizagem, através da reflexão sobre os conceitos, pois permitiu ao discente que, durante sua produção, tivesse a necessidade de relembrar/retomar conceitos prévios; estimulou a criatividade e o lado artístico, aprendendo de forma descontraída; aproximou a vivência com a cultura literária e musical; permitiu o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais; trouxe a inclusão do smarthphone no processo de construção do saber e por fim, a produção de material significativo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As produções permitiram uma vivência diferenciada de ensino aprendizagem, permeada por criatividade, trabalho em grupo, iniciativa e resgate do conhecimento, com o entendimento de que o saber também se constrói através da liberdade de expressão. Por tratar de temáticas complexas, que envolvem mecanismos de força atrelados ao movimento humano, a cinesiologia e a biomecânica, dentro desse contexto, se tornou de mais fácil compreensão."