ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM APLICADAS AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Paula Lacerda Leite UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
  • Leila Graziele Dias de Almeida UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
  • Rodrigo Santos de Queiroz UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
  • Luciano Magno de Almeida Faria UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
  • Jocinei Ferreira Constâncio UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
  • Alinne Alves Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
  • Valéria Argolo Rosa de Queiroz UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Resumo

INTRODUÇÃO: A atividade de estágio consiste num ato educativo que visa a aprendizagem de competências próprias da atividade profissional e o desenvolvimento do educando para a vida cidadã. Visando ampliar o debate sobre o desenvolvimento de propostas de avaliação do estágio curricular em Fisioterapia, sistematizadas e condizentes com a realidade atual, o presente estudo tem como objetivo relatar as estratégias de avaliação do processo ensino-aprendizagem utilizadas no Estágio Supervisionado em Fisioterapia em Terapia Intensiva, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Este modelo de avaliação vem sendo utilizado desde o período letivo 2010.1, aplicado ao estágio supervisionado de UTI, que ocorre na UTI adulto do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV). O modelo proposto obedece as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Fisioterapia e envolve sete instrumentos de avaliação. 1. Estatística descritiva dos atendimentos: diz respeito ao registro dos atendimentos e caracterização epidemiológica. 2. Manual Técnico on line: vem sendo construído pelos docentes e discentes envolvidos, de acordo com as demandas apresentadas na unidade. 3. Vídeo-aulas: elaboradas pelos discentes e postadas no canal do estágio de Fisioterapia em Terapia Intensiva da UESB (http://www.youtube.com/user/EstagioFisioUESB). 4. Sessão Tutorial: realizada no final de cada turno de estágio, envolvendo temas específicos da área de Fisioterapia em Terapia Intensiva e correlacionados aos casos clínicos acompanhados. 5. Apresentação e publicação de casos clínicos: mediante a autorização dos acompanhantes dos pacientes, as informações dos mesmos são organizadas em formato de artigo científico, sendo apresentados para os profissionais do hospital, demais professores e alunos do curso, que são previamente convidados para as sessões clínicas. 6. Instituição de Protocolos: são produzidos a partir das necessidades da área de fisioterapia do setor de UTI do hospital. Os trabalhos de maiores níveis de evidências científicas são consultados para embasar as discussões teóricas e confecção dos protocolos, que são apresentados aos profissionais do serviço e quando aprovados, são incorporados à rotina. 7: Barema de Avaliação Diária: envolve os domínios relacionados à avaliação e o estabelecimento do diagnóstico funcional, plano terapêutico, execução técnica e postura profissional, além da correlação teórica. IMPACTOS: A estratégia utilizada tem proporcionado o desenvolvimento do pensamento crítico no discente, promovido a expressão e a comunicação do mesmo, tem favorecido uma visão interdisciplinar, além da integração de diferentes capacidades e inteligências. Em adição, essa metodologia tem valorizado o trabalho em grupo e a sistematização de um feedback diário supervisor-aluno, tem também incentivado à capacidade de gestão e pesquisa, a integração ensino-serviço e a educação continuada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O modelo de avaliação do estágio apresentado vem se mostrando objetivo, capaz de motivar aos alunos e pode contribuir para outras áreas e/ou instituições.