FAZENDO ARTE PARA FAZER FISIOTERAPEUTAS

Autores

  • Karina Grace Ferreira de Oliveira FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA - FADBA
  • Paula Montagna FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA - FADBA
  • Claudio Silva Sousa FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA - FADBA
  • Laudiceia Soares de Oliveira FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA - FADBA
  • Sânzia Bezerra Ribeiro FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA - FADBA

Resumo

INTRODUÇÃO: Dentre as maneiras possíveis de considerar o estado de saúde das pessoas e populações, existem as que se conectam com a compreensão de que, os problemas de saúde estão relacionados aos determinantes sociais de saúde (DSS) – as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. Diretrizes ministeriais, por sua vez, recomendam que “Os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Fisioterapia devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença (...), proporcionando a integralidade das ações do cuidar em fisioterapia”. Como formadores de profissionais de saúde (fisioterapeutas) estamos sempre a procura de métodos que deem conta da grandiosidade da tarefa de formar profissionais capazes de causar impacto em seu meio. Assim, desde 2010 formulou-se uma atividade interdisciplinar no Curso de Graduação em Fisioterapia da FABA (Faculdade Adventista da Bahia), segundo a qual os alunos do primeiro semestre devem preparar uma exposição fotográfica que apresente, dentre outras coisas, cenas que remetam aos DSS. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A turma é dividida em grupos de até 8 estudantes que, ao final do semestre, apresentam imagens fotográficas autorais e um relatório escrito. O produto final decorre de reflexão sobre elementos dos conteúdos de disciplinas do semestre. Já de início, recebem uma lista de fatores de cada disciplina, tais como: “classes sociais e formas específicas de lidar com a saúde e a doença”, “universalidade”, “integralidade”, “equidade”, “funcionalidade”, “atenção à saúde”, dentre outros. Essa é uma atividade que demanda imaginação para escolha dos locais e das imagens, no sentido de evitar os óbvios cenários de cuidado de doentes e tradicionais locais de trabalho do fisioterapeuta. IMPACTOS: Costumeiramente, os estudantes estranham a atividade. Queixam-se de seu caráter artístico incomum no contexto dos cursos da área de saúde, como também normalmente pensam que demandará ações simplórias de sair e fotografar quase qualquer coisa! Ao longo da execução, dão conta da realidade da tarefa que consiste em verificar o que eles entendem como sendo fisioterapia e expor sua própria concepção de saúde e seus determinantes. Ao final, é muito comum que apresentem novidades a respeito da compreensão do que seja a fisioterapia (lembrando que são alunos do primeiro período). Quanto a concepção de saúde e seus determinantes, muitos exprimem sua surpresa ao compreender que há tantos elementos capazes de impactar direta e indiretamente na saúde das pessoas e populações! CONSIDERAÇÕES FINAIS: É uma atividade que leva o aluno a buscar integrar conhecimentos e interpretar o cotidiano. O que contribui na compreensão de seu papel junto à profissão à sociedade. Em nossa experiência, podemos afirmar que a simples exposição dos DSS não causava a mesma impressão que ora percebemos com o uso desta atividade que acontece fora da sala de aula (e, normalmente, fora dos muros da Faculdade) e que explora linhas de pensamento e ações mais comuns aos domínios da arte."