IMPACTOS DA APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICO DO FISIOTERAPEUTA

Autores

  • Ednéia Aparecida Leme INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)
  • Amanda Bondade Baptista INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)
  • Leidiane de Oliveira Santos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)
  • Yasmim Kaline Bezerra INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)

Resumo

INTRODUÇÃO: O professor universitário, via de regra, não tem na sua formação orientação, que o prepare para a docência como aquela inerente às áreas Pedagógicas e das Licenciaturas1. Seu preparo em geral se faz no percurso da construção da carreira de professor. O estudo dos saberes docentes utilizados no cotidiano, do modo como são laborados e incorporados, da sua construção e significação nas situações de trabalho constituem-se questão epistêmica da prática profissional2. No momento em que as IES são convidadas a repensarem seus projetos pedagógicos, em consonância com as DCN3, oportunizar ao discente conhecer e vivenciar as práticas pedagógicas e demais saberes do fazer docente propicia experiência única. Apresenta-se aqui vivencia da disciplina optativa de Introdução à Docência no Ensino Superior, do IFRJ, cujo objetivo principal foi “proporcionar ao aluno conhecimento teórico e prático sobre o processo de ensino-aprendizagem, suas bases teóricas e estratégias didáticas”4. Dentro de uma abordagem problematizadora buscou despertar nos discentes além do interesse pela área de docência, a importância de refletir sobre o processo de ensino-aprendizado, métodos e técnicas para aprender e ensinar. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Os encontros foram desenvolvidos uma vez por semana, priorizando-se as rodas de conversa, trabalhos em grupo e seminários sobre os temas: aspectos políticos e sociais da educação, Universidade no Brasil, ideias pedagógicas, teorias de aprendizado e seus respectivos representantes, reflexões sobre ensino e os métodos e técnicas de ensinar e aprender. Ao longo dos encontros buscou-se subsídios teóricos/práticos para a elaboração de uma atividade pedagógica de interesse do grupo, que fosse aplicável á realidade do processo de formação do estudante. A proposta apresentada deveria conter – ementa, plano de curso com os respectivos objetivos e métodos, além da descrição das unidades de ensino e seus conteúdos. Finalizando o processo devia-se destacar uma das unidades para subsidiar o planejamento de uma aula. No plano de aula foram indicadas as atividades a serem desenvolvidas, objetivos a alcançar, recursos metodológicos utilizados e o processo de avaliação. IMPACTOS: As propostas vivenciadas na disciplina contribuíram para que os discentes pudessem compreender melhor o PPC do Curso, desenvolvendo olhar crítico quanto a metodologia utilizada obtendo assim mais condições para aproveitamento do percurso da formação acadêmica. Viabilizou a construção de propostas de Oficinas Pedagógicas, Encontros e Disciplinas Optativas oriundas dos trabalhos em grupo realizados pelos discentes. Destaca-se ainda o fato de suscitar interesse para a prática docente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A disciplina promoveu um olhar diferenciado para o aprender/ensinar, fomentando a troca do saber entre discentes e docentes. Criou espaço para a participação do docente na proposição de atividades pedagógicas de seu interesse.