MATRIZ CURRICULAR QUE INTEGRA A UNIVERSIDADE, O SERVIÇO E A COMUNIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Leila Graziele Dias de Almeida UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Fabrício Falcão de São Paulo UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Camille Santos Andrade UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Resumo

INTRODUÇÃO: Em decorrência das transformações ocorridas no sistema de saúde brasileiro nas últimas décadas, a formação de recursos humanos precisa estar atenta à superação do modelo hegemônico. A partir dessa compreensão, uma universidade pública da Bahia construiu, de maneira coletiva com todos os colegiados da área da saúde (fisioterapia, medicina, farmácia, enfermagem, nutrição e fonoaudiologia), o componente curricular Programa de Integração Academia-Serviço-Comunidade (PIASC), propondo uma parceria entre a universidade, os serviços locais de saúde e a comunidade. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades desenvolvidas por um grupo de PIASC I, que esteve inserido numa comunidade no primeiro semestre de 2013. O PIASC é desenvolvido em três períodos consecutivos, sendo que o PIASC I se constitui na experiência inicial de imersão dos discentes na realidade da comunidade. O contato com os moradores foi feito por intermédio dos agentes comunitários de saúde (ACS) e dos profissionais de saúde da USF e o diálogo se deu nas residências dos moradores, em salão de reunião da igreja, no terreiro de candomblé, nas dependências da USF, nas ruas e ruelas, nos bares e nos restaurantes. Para atingir o objetivo proposto com o componente, foi de fundamental importância o resgate da história da comunidade para compreensão sobre a realidade de vida das pessoas, além de servir de suporte para o diagnóstico situacional e o planejamento de ações que seriam realizadas nos PIASC’s subsequentes. Como recursos avaliativos, lançou-se mão do diário de campo, participação das discussões em sala de aula e nas aulas de campo, produção de texto e a elaboração de uma atividade artística que pudesse exemplificar a experiência alcançada pelo grupo, a qual foi apresentada pela turma na Mostra do PIASC, que envolveu todos os discentes e docentes dos três semestres, bem como profissionais de saúde das UBS e moradores da comunidade. IMPACTOS: A inserção dos discentes na comunidade possibilitou uma aprendizagem crítica e reflexiva, a qual se justifica pela possibilidade de compreensão crítica da realidade do sistema de saúde e construção da aprendizagem a partir da articulação entre teoria e prática e da experiência da interdisciplinaridade. Através do PIASC, foi experimentado um processo de construção e desconstrução permanente, a partir de um espaço de diálogo e de desenvolvimento da cidadania, no qual diversos atores sociais – docentes, discentes, usuários, profissionais de saúde – foram estabelecendo seus papéis na confluência de seus saberes, modos de ser e de ver o mundo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A descrição da experiência aponta o componente curricular como um dispositivo de grande potencial para fortalecimento da comunicação interpessoal dos discentes e docentes, junto aos trabalhadores de USF e moradores da comunidade, bem como um espaço de relações solidárias, onde há a valorização dos saberes e experiências de todos os participantes, contrariando a lógica de impessoalidade reinante em muitos setores da vida acadêmica.