METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Karini Vieira Menezes de Omena INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA DO HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS - IEP-HSL
  • Charlles Petterson Andrade de Omena INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA DO HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS - IEP-HSL

Resumo

INTRODUÇÃO: No campo do ensino na saúde, a formação de profissionais vem passando por transformações com objetivos de remodelar suas estratégias educacionais e suas metodologias de ensino. Para Venturelli (1997), nos processos educacionais, urge a necessidade de romper com a postura de transmissão de informações, na qual os alunos assumem o papel passivo, preocupados apenas em recuperar e reproduzir tais informações quando solicitados. No âmbito do trabalho em saúde, a formação profissional vai incidir diretamente na assistência oferecida à população, onde se buscam profissionais comprometidos, capazes de prestar um cuidado humanizado, voltado para a clínica ampliada, que estimule e valorize a autonomia dos usuários. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O presente relato discorre sobre uma experiência enquanto facilitador, com uso de metodologias ativas (MA), num curso de pós-graduação de Educação na Saúde para Preceptores do SUS, ofertado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. O curso aconteceu no período de abril a dezembro de 2014 no município de Penedo/Alagoas. Durante o curso de especialização, no papel de facilitadora, foi vivenciada a condução do PBL - Problem Based Learning – Aprendizagem baseada em problemas, que são os exercícios de problematização, que estimula o aluno a lidar com problemas reais e contextualizados, fazendo com que a realidade seja o material a ser explorado e desta forma o problema ou erro não é entendido como o fim, mas sim a mola propulsora para identificação dos nós críticos a serem trabalhados e melhorados, ou resolvidos, estimulando no aluno a capacidade de aprender a aprender, assumindo um papel ativo e responsável pelo seu aprendizado, percebendo o valor à construção coletiva, o respeito às falas em sua diversidade de opiniões. IMPACTOS: Nessa perspectiva de metodologia de ensino relativamete nova e tão diferente da metodologia tradicional, foram observadas nos alunos algumas dificuldades ao vivenciarem estratégias educacionais de MA, além da resistência natural ao novo. Diante dessa realidade, foi percebido o quanto é importante a postura do facilitador tolerante com o tempo de aprendizagem de cada pessoa, acolhendo seus sentimentos e ações, considerando e respeitando o ponto de partida de cada um. Ao término do curso, todos avaliaram positivamente a experiência. Com o uso de MA, os especializandos adquiriram conhecimentos e habilidades para problematizarem os processos de trabalho nos serviços oferecidos à população no contexto SUS, identificando os nós críticos a serem enfrentados, possibilitando assim, a construção de estratégias para o enfrentamento de tais desafios. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O uso de MA, utilizado no decorrer de todo o curso, foi o diferencial, pois muitas estratégias utilizadas foram novidades também na prática profissional enquanto docente e preceptora do PET-Saúde. Pode-se perceber o esgotamento do modelo tradicional de ensino e conhecer, compreender e acreditar no potencial pedagógico das Metodologias Ativas, num processo de aprendizagem significativa que estimula e propõe uma postura crítico reflexiva.