O USO DO ECOMAPA E DO GENOGRAMA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO INTERNATO EM FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Denise Gonçalves Moura Pinheiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Bernardo Diniz Coutinho UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Fabiane Elpídio de Sá UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Resumo

INTRODUÇÃO: A abordagem na ESF é a atenção centrada na família, a qual é vista e entendida a partir do seu ambiente físico e social. Desta forma, propicia uma compreensão ampliada do processo saúde-doença e da necessidade de intervenções que ultrapassam as práticas somente curativas. Neste contexto, utilizar recursos de trabalhos com famílias é essencial para a prática do fisioterapeuta na Atenção Básica. O objetivo deste relato é descrever o uso do genograma e do ecomapa com alunos do internato em Saúde Coletiva. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O Internato em Fisioterapia em Saúde Coletiva é um módulo ofertado no 8º semestre do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. Este tem duração de 16 semanas, com 20 horas semanais, e, no total, uma carga horária de 320 horas, subdividas em quatro campos de estágios diferentes, com a participação de oito docentes. Este relato, em particular, acontece com uma turma de 18 alunos do curso. Logo na primeira semana de aula, os alunos foram comunicados que iriam trabalhar com avaliação das famílias, através da aplicação do genograma e do ecomapa. Surpreendentemente, nenhum aluno do curso conhecia ou havia ouvido falar destes recursos. Desta maneira, começamos a separar um momento dentro do cronograma da semana, para apresentá-los aos conceitos fundamentais, os objetivos, funções e como fazer o genograma e o ecomapa com as famílias. Os alunos, então, em duplas, começaram a realizar as visitas domiciliares e atender os pacientes, e, foram orientados ao longo das visitas a alimentar e preencher estes recursos, visto que, é necessário um vínculo com as famílias para que estes sejam preenchidos de forma mais eficaz e apropriada. IMPACTOS: O ecomapa fornece uma visão ampliada da família, desenhando a estrutura de sustentação e retratando a ligação entre a família e a comunidade. É fato que o genograma pôde ser pouco ou nada alterado durante o atendimento fisioterapêutico. No entanto, constatamos que, através da intervenção nos distúrbios cinético- funcionais dos indivíduos, e, melhora de sua qualidade de vida, o ecomapa foi alterado de uma forma positiva. No momento que há uma melhora na realização das atividades de vida diária, retorno à atividade laboral e possibilidades de idas à igreja, espaços comunitários, contato maior com vizinhos, este ecomapa foi incrementado, e o fisioterapeuta foi fundamental neste processo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nos chamou a atenção nesta experiência, o fato de que, prestes a concluir seu curso de graduação, os alunos nunca tiveram contato anteriormente com o genograma e o ecomapa, ferramentas tão utilizadas e úteis no uso do campo da Atenção Básica. Para o fisioterapeuta, quebrar o paradigma de trabalhar somente com indivíduos e reabilitação é imprescindível para a ampliação de nossa profissão e fortalecimento de nossa atuação no Sistema Único de Saúde. Nesta experiência, constatamos que, para o fisioterapeuta, o trabalho com famílias através do genograma e ecomapa é imprescindível e enriquece nossa prática.