PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: INTERFACE ENTRE A PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE E DO MONITOR

Autores

  • Sibele Yoko Mattozo Takeda UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Iara Ferreira Penteado UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Resumo

INTRODUÇÃO: O relato de experiência refere-se ao desenvolvimento de atividades de iniciação à docência e suas repercussões junto à disciplina de Recursos Terapêuticos Complementares (RTC), incluída na matriz curricular do 1°período do curso de Fisioterapia. A monitoria objetiva favorecer o reconhecimento dos recursos terapêuticos complementares, enquanto sistemas complexos, sua importância para a prática fisioterapêutica e sua relação com o sistema único de saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: As atividades da monitoria versaram sobre o conteúdo programático da disciplina RTC, que abrangeu os princípios da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que compreende a origem, os princípios e as modalidades da homeopatia, fitoterapia, do termalismo e crenoterapia, da medicina tradicional chinesa (MTC) e da medicina antroposófica. O público alvo foram os estudantes do primeiro período do curso de fisioterapia. As atividades eram desenvolvidas pela monitora, estudante do terceiro período do mesmo curso, em horários extraclasse. Nos encontros, as revisões eram feitas de forma lúdica, utilizando jogos de memória, caça-palavras, palavras cruzadas e gincanas. O caça-palavras e as palavras cruzadas abrangeram os temas “PNPIC” e “Homeopatia” respectivamente, tendo sido confeccionados com a utilização de tabelas no Microsoft Excel®. Os jogos de memória foram feitos em pequenos quadrados de cartolina, forrados com “EVA” colorido, em que foram impressas gravuras das plantas medicinais e condimentares, com seus respectivos princípios ativos, indicações e contraindicações. Nas gincanas, foram feitas questões sobre Fitoterapia, Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Antroposófica, comparando e ao mesmo tempo diferenciando os conceitos e peculiaridades destas práticas. Nesta estapa, os alunos se dividiram em grupos e as respostas corretas eram pontuadas, estabelecendo competitividade entre os grupos, que ao mesmo tempo interagiam e revisavam a matéria fixando conceitos previamente vistos. Em outras ocasiões foram realizadas práticas, em duplas, para revisar as principais manobras de Shiatsu e Tuiná, relembrando questões relativas ao toque e a pressão a ser aplicada durante a prática destas terapias. IMPACTOS: Os estudantes que frequentaram a monitoria demonstraram interesse no assunto, tendo em vista as diversas questões levantadas durante as atividades e também pela forma como interagiram neste período. Foram obtidos relatos não sistematizados, de que a experiência lúdica extraclasse, de modo a revisar os conteúdos abordados em aula, foi produtiva e importante para extrapolar as reflexões feitas em sala de aula.Da mesma maneira, sob a ótica da monitora, as atividades auxiliaram o desenvolvimento do senso crítico e a criatividade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Sob o ponto de vista da monitora esta experiência foi bastante positiva pela oportunidade de revisar conceitos, auxiliando os participantes em suas dúvidas, além da interagir não apenas com os colegas de curso, mas também com professores. Na perspectiva dos estudantes este espaço viabilizou a troca de experiência e diálogo acerca das práticas dos princípios das práticas integrativas e complementares e sua interface com a fisioterapia. Também favoreceu a compreensão da contextualização destas práticas dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde brasileiro.