SEMINÁRIO DE CINESIOTERAPIA: DRAMATIZANDO A PRÁTICA CLÍNICA

Autores

  • Simone de Paula UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Daiana Picoloto UNIVERSIDADE FEEVALE

Resumo

INTRODUÇÃO: Muitos docentes relatam a passividade do aluno em sala de aula, demonstrada através das dificuldades de ação participativa no meio acadêmico, com autonomia e maturidade. Neste contexto, faz-se necessária a implantação de metodologias de ensino que estimulem o envolvimento ativo do acadêmico como parte do processo de ensino-aprendizagem. Com o uso de metodologias ativas, o conhecimento vai além da simples informação, possibilitando uma aprendizagem significativa. Dentre essas abordagens, a dramatização é uma das estratégias que permite a reflexão e a construção de elementos importantes para a formação profissional. O objetivo desse trabalho foi relatar o uso da metodologia ativa com dramatização em um seminário de prática de observação na disciplina de cinesioterapia. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um relato de experiência de sala de aula da disciplina de cinesioterapia. Na primeira etapa, o acadêmico realizou algumas horas de observação na clínica-escola de fisioterapia da universidade com o objetivo de desenvolver percepções acerca da prática clínica. Posteriormente, em uma aula agendada, a turma foi dividida em grupos de até seis pessoas. Nesta segunda etapa, o grupo analisou e discutiu as vivências observadas, identificando as fragilidades, as potencialidades e as possíveis estratégias resolutivas. Por fim, com base nestes elementos, o grupo dramatizou as situações observadas, oportunizando o compartilhamento e a discussão sobre as experiências relatadas. IMPACTOS: Com relação à disciplina, os alunos relataram a dificuldade de relacionamento com os colegas de semestralidades diferentes durante as práticas de observação. Além disso, as emoções e sentimentos reproduzidos através das situações encenadas auxiliaram na construção de reflexões sobre aspectos relevantes para o crescimento acadêmico e profissional. As dramatizações também possibilitaram observar a dificuldade de expressão e comunicação dos alunos em ações que oportunizam a liberdade de criação e desenvolvimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base em experiências tradicionais em semestres anteriores, o presente relato confirma os pressupostos de que o uso de metodologias ativas envolvem e motivam os acadêmicos, enriquecendo sua formação profissional frente às realidades sociais e culturais que vivenciarão na prática clínica. Para o próximo semestre os campos de observação serão ampliados para a atenção básica e hospitalar.