SISTEMA DE AVALIAÇÃO COGNITIVA: UM MOMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Plinio dos Santos Ramos FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE DE JUIZ DE FORA - FCMS/JF - SUPREMA
  • Djalma Rabelo Ricardo FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE DE JUIZ DE FORA - FCMS/JF - SUPREMA
  • Rinaldo Henrique Aguilar-Da-Silva FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE DE JUIZ DE FORA - FCMS/JF - SUPREMA

Resumo

INTRODUÇÃO: Tradicionalmente, no ensino superior brasileiro perpetua-se a avaliação como um momento de acerto de contas e não de ensino-aprendizagem. Assim, a progressão fica centrada na possibilidade de responder com eficácia o que o cada professor deseja ler ou saber. Além disso, existe uma distância entre os processos avaliativos internos e os externos e por muitas vezes o que se testa não corresponde à cobrança de exames como o Enade, residências e concursos. Frente a esta necessidade desenvolvemos um modelo avaliativo institucional, vinculado a um Núcleo de Avaliação Institucional (NAI) que coordena toda a avaliação cognitiva, considerando os princípios de avaliação somativa, formativa e critério-referenciada. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O primeiro passo foi estabelecer um único padrão composto por seis questões discursivas, sendo uma de alta, duas de média e três de baixa taxonomia (Domínio de Bloom). Para elaborar as questões, os professores são capacitados e iniciam realizando o recorte de conhecimento. Antes da aplicação, todas as provas são remetidas ao NAI que as verifica e sugere adequações. Cada questão tem espaço de resposta delimitado e ao término de sua realização os estudantes recebem um gabarito mínimo de cada pergunta (1º momento formativo - MF). Após a correção, em sala de aula, os professores realizam um feedback das respostas (2º MF). Caso necessário, o estudante pode ainda solicitar revisão (3º MF) ou consultoria para esclarecimento de dúvidas (4º MF). Não conseguindo a nota necessária para a progressão (momento somativo), o estudante é retestado somente na área de conhecimento da fragilidade que é previamente informada na primeira testagem. Um sistema de meta-avaliação é preenchido pelo estudante (momento critério-referenciado) ao final de cada prova e permite ao Núcleo acompanhar a percepção dos mesmos sobre a avaliação. IMPACTOS: Os resultados nos permitem constatar maior nível satisfação, melhoria na capacidade de elaborar respostas discursivas, menor índice de retenção, e melhor desempenho nos exames externos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A padronização da avaliação cognitiva institucional nos permitiu um melhor diagnóstico da retenção de conhecimento cognitivo dos estudantes e do conteúdo abordado nas disciplinas, auxiliando também no aprimoramento curricular do curso. Adicionalmente como o estudante desde o primeiro período de curso é habituado com um sistema avaliativo acreditamos que ocorra uma redução da ansiedade nos períodos de avaliação.