TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: APROXIMANDO OS DISCENTES DAS NORMAS DA ABNT

Autores

  • Andréa Carla Brandão da Costa Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
  • Annuska Vieira da Fonseca CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
  • Fabiana Veloso Lima CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
  • Iza Neves de Araújo Nascimento CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA

Resumo

INTRODUÇÃO: Referência, segundo a Norma Brasileira 6023 (NBR 6023), corresponde ao conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite a sua identificação individual. Com intuito de uniformização das informações documentais, os materiais são organizados de forma criteriosa, respeitando os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como guias e manuais. Nas salas de aulas, é notável a dificuldade dos discentes em elaborar seus trabalhos científicos obedecendo às regras necessárias, resultando em resistência ao aprendizado. Assim, os docentes devem buscar o planejamento de estratégias de aprendizagens com intuito de proporcionar uma unicidade metodológica e reduzir assim, os principais problemas na elaboração. Nessa perspectiva, o trabalho em grupo é considerado um valioso instrumento para realizar as atividades acadêmicas favorecendo a interação entre os discentes, melhorando a qualidade de aprendizagem, a comunicação e a aquisição de novos conhecimentos. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A atividade foi desenvolvida no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I, com os discentes do oitavo período do Curso de Fisioterapia, no momento em que foi ministrado o conteúdo programático “normatização das referências bibliográficas”. Inicialmente, foi ministrada uma aula expositivo-dialogada, em seguida, os discentes foram divididos em pequenos grupos respeitando as áreas temáticas de estudo. Foram entregues referências bibliográficas aos mesmos, a fim de observarem e corrigirem de forma crítica. A exposição sequenciada dos slides apresentados, em aula, ficou à disposição dos discentes para direcioná-los na correção. A atividade durou em média uma hora. No final, foi realizada uma roda de conversa com o intuito de avaliar a metodologia realizada. IMPACTOS: A metodologia gerou reflexão, compartilhamento, socialização, estimulou ao diálogo e indagações entre os discentes promovendo a exercitar o que foi aprendido em sala de aula. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A atividade é considerada como base complementar de produção de conhecimento que proporciona ao discente familiarizar-se com as regras e a utilizá-las de maneira adequada.