VIVÊNCIA PRÁTICA: TCC COM PRAZER

Autores

  • Cristiane Maria Carvalho Costa Dias ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
  • Luciana Bilitário Macedo ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
  • Ligia Marques Vilas Boas ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA

Resumo

INTRODUÇÃO: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa da formação acadêmica cuja finalidade é a elaboração de uma produção científica. Esta etapa era enfrentada pelos estudantes de uma forma estressante, pouco prazerosa, e muitas vezes com insegurança e receio de escrever uma produção científica original. Dessa forma, foi proposta a seguinte meta aos alunos: elaborar uma produção artística com uma visão do TCC com prazer DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Foi montada uma paródia do filme “Tropa de Elite” associada à música “Rap das Armas”, que compõe a trilha sonora do filme original, sendo abordada a visão de um aluno em relação ao TCC. O elenco foi composto por acadêmicos do sétimo semestre do curso de Fisioterapia sob a orientação da professora responsável. O aluno que atuava como capitão da tropa questionava aos integrantes da paródia a experiência referente a temas relevantes a pesquisa, tais como: Linha de pesquisa: qual a sua importância para a formação científica? como encaminhar o projeto para o Comitê de Ética? Como construir o TCC na sala de aula? Como é a relação com o orientador do TCC? Como é a experiência de vivenciar o TCC com prazer? Os alunos elaboraram a paródia, uma coreografia, as questões e respostas, bem como o vestuário e cenário para a apresentação. Ensaios semanais e um relato escrito da experiência foi produzido pelos mesmos. IMPACTOS: Alguns depoimentos dos alunos participantes: Aluno 1: “A experiência do BOPE foi extremamente gratificante, primeiro por conseguir materializar em alguns minutos o prazer que é fazer o TCC e em segundo poder plantar uma sementinha nos alunos de graduação que o TCC pode ser visto com prazer tentando minimizar o peso que a palavra TCC carrega”. Aluno 2: “A experiência acadêmica de desenvolver e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso não se resumiu em apenas mais um desafio universitário. Diante do mundo de possibilidades entre dar certo ou errado, o aprendizado foi grande e de transformação. Transformar o medo em argumento, o desconhecido, na busca em diversas bases de dados e principalmente trazer a humanização para esse processo. Conhecimentos da prática com ética, incluindo beneficência, maleficência nos acompanharam, e tantos tipos de estudos, banco de dados, resultados transformados em gráficos e dias e noites de dedicação otimizados pela união do grupo e uma integração de conhecimentos”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este grupo revelou um bom desempenho na área científica e ótimos resultados acadêmicos e profissionais, dentre as quais um aumento na produção de artigos originais publicados pelos docentes e discentes, a inserção dos alunos em programas de pós graduação latu e strictu sensu. A partir dessa experiência houve uma reestruturação do Eixo de Produção Científico na matriz curricular do curso, em que de forma transversal todos os alunos são acompanhados do primeiro ao último semestre na produção do TCC inserido nos grupos de pesquisa, com a finalidade de adquirir competências e habilidades na área da pesquisa científica.