WORKSHOP: FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

Autores

  • Ana Maria Delgado Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
  • Ana Paula de Jesus Tomé Pereira CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
  • Iva Izabel Cavalcanti da Silva Barros CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA

Resumo

INTRODUÇÃO: As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Graduação norteiam a formação profissional em cada área delineando o perfil e competências almejadas, que extrapolam as técnicas especificas sinalizando também as socioemocionais, permitindo desenvolver a capacidade para o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Algumas Instituições de Ensino proporcionam apenas conhecimentos, porém, a formação por competência emerge da necessidade de planejar um currículo para atuarem em contextos reais e na resolução de problemas, que se revelam em práticas pedagógicas inovadoras e mais ativas. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Foi realizado com supervisores de estágio de diversas áreas do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, um Workshop sobre a Formação por Competências. Inicialmente buscou-se conhecimento prévio sobre Competências a partir de uma reflexão individual, e posteriormente, pela formação de pequenos grupos com distribuição de textos sobre a temática para debater como melhor preparar os alunos estagiários para o mercado de trabalho. Em seguida foram distribuídas cartolinas para realização da síntese das respostas e socializadas em grupo maior. IMPACTOS: A atividade proporcionou a integração dos supervisores de estágios e a oportunidade de ampliar a visão para enfrentar os entraves para o desenvolvimento de competências durante os estágios, delineadas em saberes (conhecimentos), no saber fazer (habilidades), no saber ser (atitudes), na motivação para atuar (querer fazer), nas características pessoais (capacidades cognitivas, inteligência emocional e traços de personalidade), que se revela no professor com estratégias inovadoras, estimulador de diversos saberes no cotidiano do mundo do trabalho, onde os estagiários tornam-se protagonistas do processo de ensino aprendizagem, com visão integrada, possibilitando autonomia e autoconhecimento pessoal e profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O desenvolvimento das competências requer mudança de paradigmas por parte do supervisor de estagio, exige repensar sobre o que se espera do profissional na atualidade e definir caminhos que atenda a necessidade do mercado de trabalho.