PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ATENÇÃO HOSPITALAR: O CORDEL FACILITANDO ESTA EXPERIÊNCIA NA GESTÃO EM SAÚDE

Autores

  • Andrezza Maria de Souza Ferreira UNIPÊ
  • Rachel Cavalcante UNIPÊ
  • Dostoievsky Andrade UNIPÊ
  • Claudiane Rodrigues UNIPÊ
  • Maria Arcilene Jaquerod UNIPÊ
  • Aleksey Bandeira UNIPÊ
  • Alex Oliveira UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: O Curso de Fisioterapia desenvolve a cada final de semestre a atividade integrada a qual busca ampliar o olhar do discente para o processo saúde-doença-cuidado nos três níveis de atenção, assim como para o processo de planejamento estratégico, com o intuito de estarem aptos a tomarem iniciativas que atendam às reais necessidades de saúde da população. A interseção de conhecimentos acontece, em princípio, com temáticas transversais, trabalhadas ao longo dos períodos, visando acompanhar e nortear o desenvolvimento dos componentes curriculares, sob o suporte de um componente curricular articulador, viabilizando a construção do saber e, consequentemente, das competências e habilidades do aluno. No sétimo período, a temática integradora é denominada gestão e planejamento nos três níveis de atenção em saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A atividade descrita será baseada na apresentação da equipe de discentes de fisioterapia que retrataram de forma criativa, reflexiva e pró-ativa a gestão em saúde em um serviço de Terapia Intensiva (hospital público no município de João Pessoa-PB). Para a construção desta atividade, os discentes de fisioterapia foram orientados pelos professores do componente integrador e da área selecionada (Terapia Intensiva) e utilizaram um instrumento para coleta de dados baseado nos instrumentos do Ministério da Saúde para avaliação dos serviços na atenção hospitalar (PNASH). Este instrumento é composto por sete domínios (estrutura; liderança e organização; demanda, usuário e sociedade; gerenciamento de risco; gestão da informação; gestão de equipamentos; atenção em regime de terapia intensiva), totalizando 35 perguntas objetivas com escores de 0 (péssimo) a 10 (excelente). Após a visita pré-agendada ao local do estudo e aplicação do instrumento a um profissional de saúde (fisioterapeuta) e gestor, foi calculada a média das respostas e elaborado o plano de ação estratégico, baseado nos quatro problemas mais graves encontrados (qualificação dos profissionais; insumos insuficientes para o atendimento da fisioterapia; sala de descanso inviável e número insuficiente de fisioterapeutas para atender a demanda do hospital). Este plano envolveu 7 etapas, sendo elas: objetivos; metas; estratégias; responsável; prazo; investimento e indicador. Para apresentar tais resultados, os discentes utilizaram o cordel regional como facilitador deste caminho. Abordando conteúdos, falas e figuras nordestinas para apresentar os dados encontrados. IMPACTOS: Observou-se como maior impacto, o uso da criatividade e participação ativa de todos os membros da equipe, com suas falas elaboradas e “arrastadas” remetendo os problemas encontrados no serviço avaliado, por outro lado, não deixaram de apresentar de forma clara as estratégias viáveis para minimizar tais problemas encontrados, de um jeito simples e direto de um fiel nordestino. CONSIDERAÇÕES FINAIS: No setor da saúde, o planejamento é o instrumento que permite direcionar para onde queremos conduzir o nosso sistema e tomar as decisões pertinentes que, acreditamos, nos levarão ao ponto desejado, envolvendo a otimização da produção e elevação da eficácia e eficiência dos sistemas no desenvolvimento das funções de proteção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde. E que a atividade integrada é uma forma de permitir a vivência prática dos alunos neste contexto de gestão em saúde nos 3 níveis de atenção a saúde.