AVALIAÇÃO FORMATIVA: PERCEPÇÃO DOS ESPECIALIZANDOS EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Alessandro Diogo De-Carli Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Vera Lúcia Kodjaoglanian
  • Leika Geniole
  • Gisela Maria Azambuja de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v1n1p19

Palavras-chave:

Programa de pós-graduação em saúde, Avaliação formativa, Formação de recursos humanos

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção dos discentes do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (Turma 1), a respeito do sistema de avaliação formativa utilizado no curso. Foram aplicados questionários a 318 respondentes. Os dados quantitativos, oriundos das respostas em escala Likert, foram submetidos à análise estatística descritiva, com utilização do software SPSS (versão 13.0). Para a abordagem dos dados qualitativos, utilizou-se a Análise Temática. Em termos gerais, o grau de concordância dos respondentes em relação ao processo de avaliação formativa foi considerado alto (entre 6 e 7 em escala Likert), o que foi ilustrado pelas falas da análise temática. Os participantes da pesquisa reconheceram o sistema de avaliação formativa como instrumento inovador, coerente com a proposta pedagógica do curso e que incitou mudanças, principalmente na ajuda à tomada de decisões na Estratégia Saúde da Família, para um modo mais crítico de ver a realidade. 

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Publicado

15-08-2014