A INFLUÊNCIA DO ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ACADÊMICO DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Ivana Barbosa Matos Centro Universitário Estácio -FIB
  • Rosângela Silva dos Santos Centro Universitário Estácio -FIB
  • Márcio Costa de Souza Universidade do Estado da Bahia
  • Marcelo Peixoto Souza Universidade do Estado da Bahia
  • Roberto Rodrigues Bandeira Tosta Maciel Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v4n8.p23

Palavras-chave:

Estágio Clínico, Educação Profissionalizante, Competência Clínica, Fisioterapia.

Resumo

O estágio é uma atividade educativa realizada de forma prática e supervisionada com o objetivo de desenvolver as habilidades do educando, bem como de adaptá-lo à vivência profissional. O objetivo deste estudo foi avaliar a contribuição do estágio extracurricular na construção do conhecimento de acadêmicos de Fisioterapia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que adotou como estratégia de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os participantes foram seis estudantes de Fisioterapia: quatro de uma instituição privada e dois de uma instituição pública de ensino superior, ambas localizadas na cidade de Salvador, Bahia. Utilizou-se um instrumento de criação própria com 13 questões, norteador da temática e pertinente ao objetivo da pesquisa. Realizou-se a análise de conteúdo do tipo temática, estruturada a partir da leitura de cada depoimento transcrito na íntegra, com o intuito de apreender o seu sentido geral. A partir da análise dos depoimentos de acadêmicos de fisioterapia que vivenciaram o estágio extracurricular, percebe-se que a questão financeira é a principal motivação para formação profissional. Nota-se que as instituições concedentes de estágio, que trabalham com protocolos fisioterapêuticos padronizados, exigem dos estagiários uma demanda maior de atendimentos. Os procedimentos ocorrem de forma “mecânica”; de forma geral, não existem oportunidades para que os discentes contribuam para a elaboração do diagnóstico e plano terapêutico. Por outro lado, relatos de discentes vinculados a estágios da rede pública e a serviços de alta complexidade demonstram que, de acordo com as suas experiências, o estágio extracurricular é um ambiente propício para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação do fisioterapeuta. Por fim, todos os participantes relataram que os estágios proporcionaram importante contribuição para a relação terapeuta-paciente.

Biografia do Autor

Ivana Barbosa Matos, Centro Universitário Estácio -FIB

Fisioterapeuta

Rosângela Silva dos Santos, Centro Universitário Estácio -FIB

Fisioterapeuta

Márcio Costa de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia; Colegiado de Fisioterapia; Departamento de Ciências da Vida.

Marcelo Peixoto Souza, Universidade do Estado da Bahia

Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia; Colegiado de Fisioterapia; Departamento de Ciências da Vida.

Roberto Rodrigues Bandeira Tosta Maciel, Universidade do Estado da Bahia

Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia; Colegiado de Fisioterapia; Departamento de Ciências da Vida.Professor Adjunto II do Centro Universitário Estácio -FIB; Colegiado de FisioterapiaDoutorando em Fisioterapia - Univerisdade Cidade de São Paulo - UNICIDDocente Tutor do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/GraduaSUS - 2016/2017

Referências

Bardin L. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro, Lisboa: Edições 70, 1977.

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Resolução nº 432. Dispõe sobre o exercício acadêmico de estágio não obrigatório em fisioterapia. Brasília, 2013.

Brasil. Ministério da Educação. Normas para a organização e realização de estágio de alunos do Ensino Médio e da Educação Profissional. Parecer n.º: CNE/CEB 35/2003. Brasília, 2003.

Porto MS. O Contrato de Estágio Extracurricular: A fraude e sua desvirtuação. Âmbito Jurídico. 2012; 15:92. Disponível em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11024.

Viana RT, Moreira GM, Melo LTM, Sousa NP, Brasil ACO, Abdon APV. O estágio extracurricular na formação profissional: a opinião dos estudantes de fisioterapia. Fisioter Pesq. 2012;19(4):339-344.

Reina DRM, Smania Neto A, Ensslin SR, Reina D. Estágio extracurricular: avaliação de sua contribuição na formação acadêmica e profissional dos graduandos em de ciências contábeis. Revista de Informação Contábil, 2011; 5:19-35.

Warmling AMF, Mello ALSF, Naspolini DS, Canto GL, Souza ER. A importância das atividades complementares na formação profissional em Odontologia. Rev Abeno. 2012; 12(2):190-197.

Tavares CHF, Maia JA, Muniz MCH, Malta MV, Magalhães BRC, Thomaz ACP. The" parallel curriculum" of Third-year medical students of the Federal University of Alagoas. Rev Bras Educ Med. 2007; 31(3):245-253.

Pimenta SG, Lima MSL. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. 2005; 3(3):5-24.

Domingues RCL, Amaral E, Zeferino AMB. Os diferentes olhares na avaliação de alunos em estágio clínico supervisionado. Rev Assoc Med Bras 2009; 55(4):458-462.

Borssoi BL. O estágio na formação docente: da teoria a prática, ação-reflexão. In: Simpósio Nacional de Educação; semana da pedagogia. 2008; 20.

Brasil. Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 2008.

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Resolução nº 139. Dispõe sobre as atribuições do Exercício e Responsabilidade Técnica nos campos assistenciais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional e dá outras providências.

Alvarenga, RZ. A nova relação de estágio. Jornal Trabalhista Consulex. 2009; 26(1264):4-6.

Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES Nº 4. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia.

Buss PM, Pellegrini Filho A. A Saúde e seus Determinantes Sociais. Physis 2007; 17(1):77-93.

Reinner AF, Goldim JR, PratiI FM. Dilemas éticos presentes na prática do fisioterapeuta. Rev. Bras de Fisiot. 2002; 6(3):135-138.

Coriolano-Marinus MWL, Queiroga BAM, Ruiz-Moreno L, Lima LS. Communication in health practices: integrative literature review. Saúde Soc. 2014; 23(4):356-1369.

Formozol GA, Oliveira DC, Costa TL, Gomes AMT. As relações interpessoais no cuidado em saúde: uma aproximação ao problema. Rev. Enferm. UERJ. 2012; 20(1):124-127.

Downloads

Publicado

17-01-2018