OFICINA DE EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL PARA A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18310/2358-8306.v1n1p27Palavras-chave:
Educação em Saúde, Equipe interdisciplinar de saúde, Educação de Pós-Graduação, CIFResumo
Este é o relato da Oficina de Educação Interprofissional para o Programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFMG, realizada nos anos de 2012 (para residentes R1 e R2) e 2013 (para residentes R1). O verdadeiro desafio da educação interprofissional é formar profissionais que sejam capazes de trabalhar colaborativamente e elaborar um projeto terapêutico compartilhado centrado no indivíduo.Visando preparar os grupos multiprofissionais da saúde para o desenvolvimento de competências para o trabalho interprofissional, elaboramos uma oficina a partir dos pressupostos teóricos da Educação Interprofissional e da Classificação Internacional de Saúde e Funcionalidade (CIF), que tem entre seus principais objetivos fornecer uma linguagem padronizada e um modelo para a descrição da saúde e dos estados relacionados à saúde. Utilizamos a abordagem de aprendizagem de adultos (significado, conhecimento prévio, aplicabilidade) e o mapa conceitual como instrumento de aprendizado. A oficina foi estruturada em duas etapas: definindo residência multiprofissional e a elaboração do raciocínio clínico compartilhado. A avaliação final da oficina foi feita com a evocação de palavras. O grupo avaliou positivamente as dinâmicas e o conteúdo da oficina. A oficina instrumentalizou os residentes para a prática colaborativa centrada no indivíduo. Introduziu a CIF e o mapa conceitual como ferramentas fundamentais para a elaboração de projetos terapêuticos compartilhados, aproximou olhares e facilitou a comunicação entre os profissionais. A oficina foi uma estratégia importante na formação dos novos residentes da residência multiprofissional para o desenvolvimento de competências para o trabalho interprofissional.Referências
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