A REDE DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA EM FISIOTERAPIA NEUROPEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: ASPECTOS DA PRÁTICA CLÍNICA E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Miriam Ribeiro Calheiros de Sá Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira - Fiocruz
  • Carla Trevisan Martins Ribeiro Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira
  • Adelino Furtado Madureira Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira
  • Maria Fernanda Negreiros Vieira Instituto Nacional da Saude da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira
  • Nicolette Celani Cavalcanti Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira
  • Paula de Almeida Thomazinho Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira
  • Fabiano Luiz dos Santos Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v4n8.p31

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Fisioterapia, Doença Crônica

Resumo

Nos últimos anos, nota-se uma clara mudança no perfil epidemiológico das doenças infantojuvenis no Brasil, com um efetivo aumento da população acometida por condições crônicas e complexas de saúde. O que se nota é que a rede de atenção fisioterapêutica pediátrica ainda é incipiente, em face das demandas dessa população, não sendo encontrados estudos sob este prisma. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi conhecer a rede de assistência fisioterapêutica neuropediátrica no estado do Rio de Janeiro, assim como outras questões da prática clínica, como o tipo de tratamento oferecido e a capacitação do profissional envolvido na reabilitação infantil. Este foi um estudo analítico e transversal, realizado entre os anos de 2013 e 2016, nas unidades de saúde que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios do estado do Rio de Janeiro e que ofereciam tratamento de fisioterapia para crianças e adolescentes. Os dados da presente pesquisa apontam para uma heterogeneidade na prestação do serviço fisioterapêutico pediátrico e na capacitação dos seus profissionais, reforçando a necessidade de um programa de capacitação/educação continuada para os fisioterapeutas pediátricos atuarem nas unidades do SUS.

Biografia do Autor

Miriam Ribeiro Calheiros de Sá, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira - Fiocruz

FISIOTERAPEUTA Neurofuncional pediátrica da unidade materno infanntil da Fiocruz, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente FERNANDES FIGUEIRA. Doutora em Ciências pelo programa de pos graduação em Saude da Criança e da Mulher Fernandes Figueira

Carla Trevisan Martins Ribeiro, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira

FISIOTERAPEUTA Neurofuncional pediátrica da unidade materno infanntil da Fiocruz, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente FERNANDES FIGUEIRA. Doutora em Ciências pelo programa de pos graduação em Pesquisa Clínica da UFRJ

Adelino Furtado Madureira, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira

FISIOTERAPEUTA Neurofuncional pediátrica da unidade materno infanntil da Fiocruz, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente FERNANDES FIGUEIRA

Maria Fernanda Negreiros Vieira, Instituto Nacional da Saude da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira

FISIOTERAPEUTA Neurofuncional pediátrica da unidade materno infanntil da Fiocruz, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente FERNANDES FIGUEIRA

Nicolette Celani Cavalcanti, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira

FISIOTERAPEUTA Neurofuncional pediátrica da unidade materno infanntil da Fiocruz, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente FERNANDES FIGUEIRA

Paula de Almeida Thomazinho, Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira

FISIOTERAPEUTA Neurofuncional pediátrica da unidade materno infanntil da Fiocruz, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente FERNANDES FIGUEIRA

Fabiano Luiz dos Santos, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira

FISIOTERAPEUTA Neurofuncional pediátrica da unidade materno infanntil da Fiocruz, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente FERNANDES FIGUEIRA

Referências

Moreira MEL, Goldani MZ. A criança é o pai do homem: novos desafios para a área de saúde da criança. Ciên. Saúde Coletiva. 2010; 15(2):321-327.

Rodrigues LBB, Silva PCS, Peruhype RC, Palha PF, Popolin MP, Crispim JÁ, Pinto IC, Monroe AA, Arcêncio RA. A atenção primária à saúde na coordenação das redes de atenção: uma revisão integrativa. Ciênc. Saúde Coletiva. 2014; 19(2):343-352.

McPherson M, Arango P, Fox H, Lauver C, McManus M, Newacheck PW, Perrin JM, Shonkoff JP, Strickland B. A new definition of children with special health care needs. Pediatrics. 1998; 102(1 pt 1):137-140.

Cohen E, Kuo DZ, Agrawal R, Berry JG, Bhagat SK, Simon TD, Srivastava R. Children with medical complexity: an emerging population for clinical and research initiatives. Pediatrics. 2011; 127(3):529-533.

Sá MRC, Ribeiro CTM, Thomazinho PA, Cavalcanti NC, Santos FL. Reflexões sobre a rede de atenção especializada em reabilitação de crianças e adolescentes com condições crônicas de agravos à saúde. Cad Edu Saude e Fis. 2015; 2(3):67-77

Simeonsson RJ, Cooper DH, Sheiner AP. A Review and Analysis of the Effectiveness of Early Intervention Programs. Pediatrics. 1982; 69(5):635-640.

Ribeiro CTM. Perfil da fisioterapia motora em crianças portadoras da Síndrome de Down [dissertação]. Rio de Janeiro (RJ): Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2006.

Doménech J, García-aymerich V, Juste J, Ortiz A. Rehabilitación motora. Revista de Neurologia 2001; 34(Supl1):S148-S150.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Agenda de compromisso para a saúde integral e redução da mortalidade infantil, Brasília: Ministério da Saúde; 2004. 80p.

Brasil. Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, da organização e funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências (Lei Orgânica da Saúde). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1990.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS n. 4.279, de 30 de Dezembro de 2010, Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

Lavras C. Atenção Primária à Saúde e a Organização de Redes Regionais de Atenção à Saúde no Brasil. Saúde Soc. 2011; 20(4):867-874.

Ribeiro CTM, Ribeiro MG, Araújo AP, Mello LR, Rubim LC, Ferreira JES. O sistema público de saúde e as ações de reabilitação no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2010; 28(1):43-48.

Almeida, LGR. Estudos sobre a distribuição dos serviços de reabilitação: o caso do Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro (RJ): Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz; 2004.

Ministério da Saúde. Coordenação de Atenção a Grupos Especiais. Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência. Atenção à pessoa portadora de deficiência no Sistema Único de Saúde: planejamento e organização de serviços. Secretaria de Assistência à Saúde 1993, p. 1-48.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 793, de 24 de abril de 2012: Institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Ribeiro CTM. Estudo da Atenção Fisioterapêutica para Crianças Portadoras de síndrome de Down no Município do Rio do Janeiro [tese]. Rio de Janeiro (RJ): Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2010.

Brasil. Ministério de Educação e Cultura (MEC). Diretrizes educacionais sobre estimulação precoce: o portador de necessidades Especiais. Secretaria de Educação Especial. CORDE. Brasília: MEC- SEESP; 1995. 48p.

Brasil. Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1999.

Brasil. Ministério da saúde. Portaria Nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Nº 793, de 24 de abril de 2012. Institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2012.

Cavalcanti NC. Assistência Fisioterapêutica à Osteogenesis Imperfecta no Sistema Único de Saúde do Município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro (RJ): Instituto Fernandes Figueira; 2013.

Negreiros MFV. Práticas relacionadas à detecção e intervenção nos desvios do desenvolvimento neuromotor em crianças de muito baixo peso ao nascer na cidade do Rio de Janeiro. [dissertação]. Rio de Janeiro (RJ): Instituto Fernandes Figueira; 2011.

Mendes EV. O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2012. 512 p.: il.

Associação Brasileira de Fisioterapia Neuro Funcional – ABRAFIN. Parecer sobre estimulação precoce e Microcefalia. 2016.

Howle JM. Neuro-developmental Treatment Approach – Theorical Foundations and Principles of Clinical Pratice. Laguna Beach: NDTA, Inc., 381 p., 2002.

Uyanik M, Bumin G, Kayihan H. Comparison of different therapy approaches in children with Down syndrome. Pediatrics International 2003; 45:68-73.

França ISX, Pagliuca LMF. Acessibilidade das pessoas com deficiência ao sus: fragmentos históricos e desafios atuais. Rev RENE 2008; 9(2):129-137.

Sá MRC. A prática fisioterapêutica: reflexões sobre as ações cotidianas relacionadas à saúde da criança no ambiente hospitalar [tese]. Rio de Janeiro (RJ): Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueira; 2013.

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Avaliação de tendências e prioridades sobre recursos humanos de saúde. Brasília: OPAS; 2002.

Ceccim RB. Educação Permanente em saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Cien Saude Colet 2005; 10(4):973-986.

Tribble DSTC, Gallagher F, Bell L, Caron C, Godbout P, Leblanc JI; Morin P, Xhignesse M, Voyer L, Couture M. Empowerment interventions, knowledge translationand exchange: perspectives of home care professionals, clients and caregivers. BMC Health Serv Res 2008;8:177.

Sousa ARB, Ribeiro KSQS. A Rede Assistencial em Fisioterapia no Município de João Pessoa: uma análise a partir das demandas da atenção básica R Bras Saúde 2011; 15(3):357-368.

Moreira MCN, Gomes R, Sá MRC. Doenças crônicas em crianças e adolescentes: uma revisão bibliográfica. Ciênc. Saúde Coletiva 2014; 19(7):2083-2094.

Downloads

Publicado

21-03-2018