COMPETÊNCIAS, VALORES E PRÁTICAS DO FISIOTERAPEUTA: ASPECTOS RELACIONADOS COM A FORMAÇÃO E COM O MUNDO DO TRABALHO

Autores

  • Aline Gangi Turino Battini Basso Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian/UFMS
  • Adriane Pires Batiston Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v4n7.p65

Palavras-chave:

Fisioterapia, Educação Baseada em Competências, Prática Profissional.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos profissionais fisioterapeutas atuantes no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian sobre as competências, valores e práticas essenciais ao fisioterapeuta para a atuação resolutiva e ainda, compreender a visão desses profissionais sobre a contribuição da formação profissional e da experiência cotidiana no desenvolvimento de sua prática profissional. Trata-se de um estudo de natureza descritiva exploratória no qual participaram 18 fisioterapeutas atuantes em um Hospital Escola. Para fins de caracterização, os participantes preencheram um questionário com informações sociais e profissionais. Para a coleta dos dados, utilizou-se a técnica do grupo focal, conduzido por um mediador, sendo as sessões registradas por meio de gravação de áudio. Cada uma das duas sessões de grupo focal durou em média 60 minutos, sendo que uma sessão contou com onze participantes e a outra com sete. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, a partir da qual, estabeleceram-se três categorias temáticas: 1. A prática profissional: o conhecimento técnico e científico; 2. O trabalho do fisioterapeuta: o encontro com o outro e 3. Ser fisioterapeuta por eles mesmos. Os resultados do estudo demonstram a forte valorização do conhecimento teórico científico e habilidades técnicas como essenciais a um bom fisioterapeuta, e embora mais timidamente, as habilidades relacionais também emergiram como fundamentais ao profissional. Foram apontados como espaços privilegiados de aprendizado: a residência, o cotidiano do trabalho e o estágio curricular durante a graduação. Os participantes consideram o fisioterapeuta um profissional dotado de características, como: detentor do conhecimento técnico e científico, criatividade, perseverança, resolutividade, humanidade e capacidade de adaptação ante as novas situações. Em outra direção, na visão dos próprios fisioterapeutas, esse profissional apresenta dificuldades relacionadas à falta de autonomia e à participação sociopolítica na profissão. Entre os participantes da pesquisa, percebe-se grande valorização de competências cognitivas e motoras e em menor intensidade das competências afetivas. O curso de graduação em Fisioterapia pouco é relacionado com a maior oportunidade para aquisição de competências para a vida profissional, sendo as experiências práticas, proporcionadas pelo trabalho, as mais significativas para os profissionais. Apesar de se considerarem profissionais dotados de valores, comportamentos e práticas singulares, destacam desafios como a necessidade de união e fortalecimento da categoria profissional. Os resultados deste trabalho contribuirão para reflexões sobre o processo formativo e atuação profissional do fisioterapeuta.

Biografia do Autor

Aline Gangi Turino Battini Basso, Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian/UFMS

Fisioterapeuta do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian/UFMS; Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Adriane Pires Batiston, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Graduação em Fisioterapia,  Programa de Pós Graduação em Saúde da Família e Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

17-01-2018