FORMAÇÃO DO PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA. A ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DOCENTES NO CUMPRIMENTO DAS DCN EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ, 2016

Autores

  • Maura Nogueira Cobra UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA
  • Maria Aparecida Monteiro da Silva UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA
  • Eduardo Shimoda UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA
  • Gabriela Pereira Avolio UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA

Resumo

INTRODUÇÃO: A formação de profissionais na área da saúde, desde a reforma sanitária brasileira, parece ser um desafio, de forma a garantir um perfil profissional que esteja em consenso com o Sistema de Saúde Brasileiro. A prática docente competente ocorre por meio do uso de estratégias de ensino que favoreçam a formação profissional. OBJETIVO: O objetivo geral do estudo foi investigar em que medida as competências docentes desenvolvidas no curso de fisioterapia atendem ao cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e seus reflexos sobre o perfil profissional que se espera formar referente à integralidade do saber, a formação ética/bioética, humanista, generalista, crítica e reflexiva. Foram investigadas as competências: organizar e dirigir situações de aprendizagem; administrar a sua própria formação docente; trabalhar em equipe; conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; utilizar novas tecnologias; administrar a progressão das aprendizagens; envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho. As competências foram associadas aos perfis de formação correspondentes, previstos nas DCN. METODOLOGIA: As abordagens do presente estudo foram quantitativa e qualitativa, do tipo exploratória, por meio de estudo de caso. Para a recolha de dados foram utilizados três instrumentos. Na análise quantitativa foi aplicado questionário e os resultados apresentados graficamente. Para a análise qualitativa, foi realizada entrevista semi-estruturada e a observação direta. Os dados foram apresentados em grelhas e os conteúdos analisados para posterior triangulação. A pesquisa foi realizada na Universidade Estácio em Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil, sendo os sujeitos, o corpo docente do curso de graduação em fisioterapia. RESULTADO: Os resultados apontaram reflexo positivo na formação dos perfis do egresso; integralidade do saber, formação ética e bioética e para a formação generalista, porém revelaram pontos de atenção para os conteúdos das disciplinas EAD relacionadas ao eixo ciências sociais e humanas referentes à formação do perfil ético. O estudo apontou reflexos negativos para os perfis de formação humanista, crítica e reflexiva, sob o aspecto do desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula, sendo os núcleos de estágio, os melhores espaços para o aprendizado das competências relacionadas aos referidos perfis. CONCLUSÃO: A investigação concluiu que as diretrizes são cumpridas pelo curso de fisioterapia pesquisado, sob os aspectos da concepção curricular e do desenvolvimento do projeto pedagógico pautado na tríade ensino, pesquisa e extensão. Porém, existe a necessidade de aprimoramento das deficiências apontadas no estudo e seus reflexos nos perfis de formação humanista, formação crítica, reflexiva.