AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE NEUROFISIOLOGIA DA DOR EM ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA - UM ESTUDO OBSERVACIONAL

Authors

  • Luciano Teixeira dos Santos UNIVERSIDADE VEIGA E ALMEIDA
  • Renan Vieira Otávio UNIVERSIDADE VEIGA E ALMEIDA
  • José Luis de Magalhães Martins Junior UNIVERSIDADE VEIGA E ALMEIDA
  • Leticia Amaral Correa UNIVERSIDADE VEIGA E ALMEIDA
  • Leandro Alberto Calazans Nogueira UNIVERSIDADE VEIGA E ALMEIDA

Abstract

Introdução: A dor é a queixa mais frequente nos centros de reabilitação musculoesquelética, presente em 80% dos pacientes. Devido a essa alta prevalência, a International Pain Research Association recomenda que os cursos de fisioterapia incluam uma disciplina específica sobre educação em dor. No entanto, a maioria das instituições de ensino no brasil, não abordam esse assunto adequadamente. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento em neurofisiologia da dor (NCND) em estudantes de fisioterapia. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional descritivo, utilizando uma amostra de conveniência de 46 estudantes do curso de fisioterapia de universidades privadas de diferentes regiões do Brasil. Foram incluídos os estudantes que foram aprovados na disciplina de semiologia ou equivalentes. Os estudantes com histórico de reprovação foram excluídos. Todos os participantes forneceram consentimento informado por escrito antes da participação e a pesquisa foi realizada de acordo com as diretrizes da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, de acordo com a Declaração de Helsinque.As variáveis sociodemográficas (sexo, idade, instituição de ensino e período acadêmico, estimação do NCND). Para avaliação do NCND foi utilizado o Questionário de Dor Neurofisiológica (NPQ), instrumento auto aplicado composto por 12 itens que avaliam conhecimentos relacionados à neurofisiologia da dor. Cada item tem três opções de resposta: verdadeiro, falso e indeciso. Foi adaptado para a língua portuguesa e respondido por meio de um formulário eletrônico que permaneceu disponível entre os dias 01 de abril a 31 de maio de 2017, nos laboratórios de informática das universidades. Os estudantes que obtiveram pelo menos 65% de acertos no NPQ foram considerados com conhecimento satisfatório de neurofisiologia da dor. Os dados foram processados no pacote SPSS. Os resultados foram apresentados em valores percentuais, assim como média e desvio padrão. Resultados: Participaram do estudo quarenta e seis sujeitos, 80,4% do sexo feminino, idade (27,7 ± 7,54) e 19,6% do sexo masculino, idade (24,2 ± 3,63), com estimativa do conhecimento sobre a dor (5,4 ± 1,6), em ambos os gêneros. Apenas 33% dos sujeitos obtiveram resultados satisfatórios de acertos (69% ± 0,06), 67% obtiveram resultados insatisfatórios de acertos (48% ± 0,10). Itens com resultados mais satisfatórios foram aqueles que abordaram os aspectos de fisiologia da dor, ao contrário dos itens sobre características clínicas e classificação da dor, obtiveram os menores percentuais de acertos. Conclusão: Os estudantes de fisioterapia de universidades privadas brasileiras têm um nível baixo de conhecimento em neurofisiologia da dor, especialmente para itens que abordam aspectos clínicos e classificação de dor.