PROBLEMATIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE DISCIPLINAS BÁSICAS NO CURSO DE FISIOTERAPIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v7n15.a9

Palabras clave:

Educação superior, Resolução de problemas, Aprendizagem, Ensino, Ciências da saúde.

Resumen

Objetivo: investigar a correlação entre a participação em Atividades de Integração do Conhecimento (AIC) baseadas em problematização e o rendimento de acadêmicos de Fisioterapia na disciplina de Biofísica. Métodos: realizou-se um estudo retrospectivo, com amostra composta por 35 estudantes do primeiro ano do curso de Fisioterapia, que estavam matriculados na referida disciplina. As AIC constituem atividades que estimulam os alunos à resolução de problemas com base nos conhecimentos teóricos estudados nas aulas. Os dados foram coletados no sistema acadêmico da disciplina, que é continuamente alimentado. A análise para verificar se os dados seguiam uma distribuição normal foi feita por meio do teste Kolmogorov-Smirnov. Para dados com distribuição normal, procedeu-se à análise de correlação de Pearson; para aqueles em que se rejeitou a hipótese de nulidade, utilizou-se o teste de correlação de Spearman. Consideraram-se significantes os resultados com p?0,05. Resultados: a pontuação obtida nas atividades correlacionou-se positivamente com as notas das avaliações escritas nos trimestres para as unidades 1 (rho=0,69; p?0,01; n=35), 2 (rho=0,44; p?0,01; n=35) e 3 (rho=0,46; p?0,01; n=34). No trimestre 4, porém, não houve correlação significativa; atribui-se tal resultado às desistências dos alunos que tinham notas muito baixas no último trimestre. Houve correlação negativa entre a frequência dos alunos e o rendimento (rho=-0,50; p?0,01; n=35). Conclusões: alunos que participam assiduamente de atividades baseadas em problematização têm melhor rendimento na disciplina de Biofísica, apresentando-se como estratégia para a flexibilização do método tradicional.

Biografía del autor/a

Luciana Costa Melo, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (2010), pós-graduação lato sensu em fisioterapia respiratória pela Universidade Castelo Branco (2012), mestrado em nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (2013) e doutorado em ciências da saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia respiratória e cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: função pulmonar, HIV/Aids, obesidade, síndrome metabólica, ensino em saúde. 

Citas

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Publicado

2020-10-02