PROBLEMATIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE DISCIPLINAS BÁSICAS NO CURSO DE FISIOTERAPIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v7n15.a9

Palavras-chave:

Educação superior, Resolução de problemas, Aprendizagem, Ensino, Ciências da saúde.

Resumo

Objetivo: investigar a correlação entre a participação em Atividades de Integração do Conhecimento (AIC) baseadas em problematização e o rendimento de acadêmicos de Fisioterapia na disciplina de Biofísica. Métodos: realizou-se um estudo retrospectivo, com amostra composta por 35 estudantes do primeiro ano do curso de Fisioterapia, que estavam matriculados na referida disciplina. As AIC constituem atividades que estimulam os alunos à resolução de problemas com base nos conhecimentos teóricos estudados nas aulas. Os dados foram coletados no sistema acadêmico da disciplina, que é continuamente alimentado. A análise para verificar se os dados seguiam uma distribuição normal foi feita por meio do teste Kolmogorov-Smirnov. Para dados com distribuição normal, procedeu-se à análise de correlação de Pearson; para aqueles em que se rejeitou a hipótese de nulidade, utilizou-se o teste de correlação de Spearman. Consideraram-se significantes os resultados com p?0,05. Resultados: a pontuação obtida nas atividades correlacionou-se positivamente com as notas das avaliações escritas nos trimestres para as unidades 1 (rho=0,69; p?0,01; n=35), 2 (rho=0,44; p?0,01; n=35) e 3 (rho=0,46; p?0,01; n=34). No trimestre 4, porém, não houve correlação significativa; atribui-se tal resultado às desistências dos alunos que tinham notas muito baixas no último trimestre. Houve correlação negativa entre a frequência dos alunos e o rendimento (rho=-0,50; p?0,01; n=35). Conclusões: alunos que participam assiduamente de atividades baseadas em problematização têm melhor rendimento na disciplina de Biofísica, apresentando-se como estratégia para a flexibilização do método tradicional.

Biografia do Autor

Luciana Costa Melo, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (2010), pós-graduação lato sensu em fisioterapia respiratória pela Universidade Castelo Branco (2012), mestrado em nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (2013) e doutorado em ciências da saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia respiratória e cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: função pulmonar, HIV/Aids, obesidade, síndrome metabólica, ensino em saúde. 

Referências

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Publicado

02-10-2020