ANÁLISE DO EQUILÍBRIO E FUNCIONALIDADE DE IDOSOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPLICAÇÕES COMPORTAMENTAIS E BIOMECÂNICAS NAS RECOMENDAÇÕES PARA REABILITAÇÃO FÍSICA.
DOI:
https://doi.org/10.18310/2358-8306.v10n20.a15Palavras-chave:
COVID-19, Idoso, Equilíbrio postural, Comportamento sedentárioResumo
Objetivos: analisar as características do controle do equilíbrio e da funcionalidade nos idosos com diferentes graus de preocupação em cair após o confinamento domiciliar devido à pandemia de covid-19. Método: participaram 100 idosos entre 60 e 80 anos, de ambos os sexos, que foram submetidos à avaliação da velocidade de oscilação do centro de gravidade e dos sistemas de equilíbrio por meio da plataforma VSR Sport (NeuroCom™) com o protocolo Clinical Test for Sensory Integration in Balance (MCTSIB). A funcionalidade foi avaliada pelo sensor inercial BTS-G Walk, que mensurou o tempo total de realização do Timed Up and Go Test (TUGT). Para quantificar o nível de preocupação em cair, foi utilizada a Falls Efficacy Scale-International (FES). Para comparar o nível de preocupação em cair, baixa, moderada, alta, nas variáveis de equilíbrio e funcionalidade, foi utilizada a análise ANOVA one way. Resultados: verificou-se que, dos 100 idosos, 33 apresentaram baixa, 47, moderada, e 20, alta preocupação em cair. Não foram observadas diferenças significativas no equilíbrio e na mobilidade funcional entre os grupos. Contudo, o grupo com baixa preocupação em cair dos idosos exibiu menor tempo no TUGT. Conclusão: o confinamento domiciliar durante a pandemia de covid-19 não prejudicou o controle de equilíbrio ou a mobilidade funcional dos idosos, independentemente do nível de preocupação com quedas.Downloads
Publicado
02-07-2024
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.