Teleatendimento para COVID-19 em um Sistema Municipal de Saúde

Autores

  • Felipe Proenço de Oliveira
  • Breno Matheus Rego do Nascimento
  • George Estrela de Oliveira
  • Carlos Antônio Mariz Ramos
  • Bianca de Oliveira Bernardes
  • Alexandre Medeiros de Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n3p393-403

Palavras-chave:

Telemedicina, COVID-19, Vigilância em Saúde Pública, Sistemas Locais de Saúde.

Resumo

Objetivo: Descrever o  perfil de usuários e o processo de implantação de um serviço de teleatendimento para COVID-19, analisando a repercussão das estratégias utilizadas. Métodos: Estudo descritivo que utiliza metodologia quantitativa para analisar as características dos atendimentos realizados e descrever a implantação da Central de Atendimento em COVID-19 em João Pessoa. Resultados: Foram realizados 24.831 atendimentos, sendo 14.912 (60,05%) para esclarecimento de dúvidas e 9.919 (39,95%) para avaliação clínica. Os sintomas mais frequentes foram cefaleia, tosse e febre. Dentre os usuários, 91,11% preencheram critérios clínicos para síndrome gripal e 28,64% apresentaram pelo menos uma comorbidade. Conclusão: A central de telemedicina demonstrou ser dispositivo capaz de reduzir a sobrecarga em serviços de urgência. Ademais, demonstrou a possibilidade de integração das ações assistenciais às atividades educacionais e de vigilância à saúde, oportunizando o surgimento de novos arranjos assistenciais que podem ser utilizados para outros agravos. 

Biografia do Autor

Felipe Proenço de Oliveira

Professor Adjunto do Departamento de Promoção da Saúde da Universidade Federal da Paraíba e da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Oliveira, F. P. de, Nascimento, B. M. R. do, Oliveira, G. E. de, Ramos, C. A. M., Bernardes, B. de O., & Figueiredo, A. M. de. (2022). Teleatendimento para COVID-19 em um Sistema Municipal de Saúde. aúde m edes, 8(3), 393–403. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n3p393-403

Edição

Seção

Artigos Originais