Atuação multiprofissional na Atenção Básica em tempos de pandemia: relato de experiência

Multiprofessional performance in Primary Care in pandemic times: experience report

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n1.3776

Resumo

Objetivo: descrever a atuação de uma equipe multiprofissional de residentes de Saúde Mental do Hospital Universitário Professor Edgar Santos, vinculado à Universidade Federal da Bahia, em uma Unidade de Saúde da Família durante a pandemia do COVID-19. Métodos: O trabalho de campo foi realizado durante um estágio curricular em uma Unidade de Saúde da Família no distrito sanitário do Subúrbio Ferroviário da cidade de Salvador-BA, entre os meses de março e maio de 2021. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados o diário de campo com registros sobre as atividades realizadas pelos residentes. Resultados: Inicialmente a equipe participou da territorialização e de rodas de conversa com os Agentes Comunitários de Saúde da unidade. A partir das demandas encontradas no território e na Unidade de Saúde da Família, foram realizadas atividades como: mapeamento dos serviços que compõem a Rede de Atenção à Saúde; atendimentos compartilhados; ações de educação em saúde e participação na testagem de COVID-19. Conclusão: Constatou-se que a Estratégia de Saúde da Família, no território que serviu como campo deste relato, tem sido fundamental no combate ao avanço da pandemia, funcionando como porta de entrada principal dos usuários do território apesar das limitações impostas ao atendimento e da redução de algumas práticas de cuidado, como visitas domiciliares e atividades coletivas e presenciais de educação em saúde. Identificou-se ainda as fragilidades de acesso à rede e a comunicação incipiente entre a unidade e demais serviços da Rede de Atenção à Saúde, que acentuaram-se com a pandemia.

Biografia do Autor

Camila Silva, Universidade Federal da Bahia

Nutricionista, especialista em Saúde da Família pela FESF-SUS e em Saúde Mental pelo HUPES-UFBA.

Charilma Silva, Universidade Federal da Bahia

Farmacêutica, especialista em Saúde Mental pelo HUPES-UFBA.

Stephany Gama, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga, especialista em Saúde Mental pelo HUPES-UFBA.

Maria Santos, Universidade Federal da Bahia

Assistente Social, especialista em Saúde Mental pelo HUPES-UFBA.

Vinícius da Silva, Universidade Federal da Bahia

Cirurgião-Dentista, especialista em Saúde Mental pelo HUPES-UFBA e mestrando em Medicina e Saúde pela UFBA. 

Klebison dos Santos , Faculdade São Salvador

Enfermeiro formado pela Faculdade São Salvador.

Rosana Silva, Hospital Universitário Professor Edgard Santos

Psicóloga, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia com área de concentração em saúde; mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, preceptora de Psicologia do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2023-04-09

Como Citar

Silva, C., Silva, C., Gama, S., Santos, M. ., da Silva, V., dos Santos , K., & Silva, R. (2023). Atuação multiprofissional na Atenção Básica em tempos de pandemia: relato de experiência: Multiprofessional performance in Primary Care in pandemic times: experience report. aúde m edes, 9(1), 3776. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n1.3776

Edição

Seção

Relato de Experiência