Percepção de enfermeiras educadoras sobre treinamento simulado utilizando realidade virtual aplicado aos alunos do curso de enfermagem

Nurse educators' perception of simulated training using virtual reality applied to nursing students

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4267

Resumo

Objetivo: Verificar a percepção de enfermeiros com experiência em educação, a respeito da proposta metodológica de treinamento baseado em simulação virtual usando uma plataforma de treinamento imersivo. Métodos: Uma plataforma educacional foi desenvolvida baseada em simulação virtual e metodologias ativas para o engajamento, aprendizado e avaliação dos alunos. A mesma emprega um processo andragógico na construção do conteúdo expondo os enfermeiros a situações simuladas da sua prática diária com foco na melhoria de sua atitude. Os conteúdos são relacionados aos cuidados específicos com o acesso venoso periférico, desde a punção, manutenção, prevenção e manejo de complicações. Foi composto um comitê de especialistas com 12 enfermeiras, com experiência mínima de cinco anos na área da educação, que praticaram o treinamento simulado, e posteriormente, preencheram um formulário da percepção que foi tabulado e analisado pelos pesquisadores do projeto. Resultados: 92% das enfermeiras acreditam que o treinamento simulado aproxima os usuários dos desafios da prática diária, e que realmente pode contribuir para a consolidação do conhecimento. Com relação ao conteúdo experimentado nos roteiros, 67% das profissionais consideraram a proposta “muito importante ou imprescindível” e 33% entenderam ser “importante”. Conclusões: A percepção geral das enfermeiras foi muito positiva, especialmente com relação à importância do conteúdo apresentado, à proposta metodológica de imersão em cenários próximos à realidade, que trouxeram os desafios da prática; além das questões problematizadoras que possibilitaram uma reflexão para a melhor tomada de decisão.   Palavras-chave: Educação em saúde; Treinamento por simulação; Realidade virtual.

Biografia do Autor

Antonio Valério Netto, Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP)

Pós-doutorado pelo IEP Hospital Sírio-Libanês; Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-12

Como Citar

Faria Serpa, L., & Valério Netto, A. . (2024). Percepção de enfermeiras educadoras sobre treinamento simulado utilizando realidade virtual aplicado aos alunos do curso de enfermagem: Nurse educators’ perception of simulated training using virtual reality applied to nursing students. aúde m edes, 10(1), 4267. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4267

Edição

Seção

Artigos Originais