EDUCAÇÃO PERMANENTE E O CUIDADO EM SAÚDE: ENSAIO SOBRE O TRABALHO COMO PRODUÇÃO INVENTIVA
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n4p53-64Palavras-chave:
Educação Permanente em Saúde, Saúde Coletiva, Ensino das profissões da Saúde, SubjetividadesResumo
Ensaio sobre conexões entre o trabalho e a formação em saúde num plano micropolítico, a partir de perspectivas teóricas que mobilizaram os autores na reflexão sobre a educação permanente e a integralidade em saúde. O estilo ensaístico se compôs de inquietações, conceitos, teorias, experiências, metáforas e análises do contexto atual. O ensaio foi constituído em três movimentos. Um primeiro deles fez aproximações entre a formação profissional e o trabalho em saúde, buscando explicitar uma dimensão técnica (o domínio de certo conjunto de conhecimentos e técnicas) e uma dimensão política (a produção de modos de subjetivação que moldam a relação do sujeito com o trabalho). Um segundo movimento tomou o trabalho em saúde na contemporaneidade como campo de problematizações, desenvolvendo a ideia da potência do conhecimento produzido no/pelo trabalho como dispositivo para a autonomia do trabalhador no cotidiano. Por fim, o encontro entre educação permanente e trabalho em saúde é dispositivo para refletir sobre a gestão do trabalho, a integralidade e o cuidado inclusivo.Referências
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