DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL EM MEMBROS INFERIORES DE PUÉRPERAS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Autores

  • Ana Carolina Moreira Viana Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • Bárbara Nathália Souza Lieuthier Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • Valéria Conceição Passos de Carvalho Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • Érica Patrícia Borba Lira Uchôa Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • Marina de Lima Neves Barros Universidade Católica de Pernambuco Autor

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v8n18.a13

Palavras-chave:

Pós-parto, Edema, Drenagem.

Resumo

Introdução: o puerpério é caracterizado um período após o parto, que apresenta alterações fisiológicas e biomecânicas, entre elas o edema de membros inferiores, no qual pode ser usada a técnica de drenagem linfática manual como uma indicação terapêutica para a redução do edema. Objetivo: avaliar o efeito da drenagem linfática na redução de edema de membros inferiores de puérperas atendidas em uma unidade de saúde do estado de Pernambuco. Método: estudo do tipo quase-experimental, antes e depois, com 58 puérperas, de dezembro de 2016 a março de 2017. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário sociobiodemográfico, a avaliação, com o teste de cacifo, perimetria e goniometria; logo após, aplicada a drenagem linfática e a reavaliação. Foi realizada uma análise descritiva, o teste qui-quadrado e o de Wilcoxon. Resultados: a amostra foi composta por 34,48% das puérperas com idade entre 18 e 25 anos e/ou mais de 30 anos, em que 27,59% apresentaram queixas no puerpério, nas quais em 31,25% destacaram-se o edema. Pode-se observar que todos os valores da perimetria apresentaram p-valores < 0,001, e quando avaliada a goniometria, os únicos movimentos que não melhoraram foram a flexão e a extensão dos joelhos. Possibilita-se inferir, para a população estudada, que a drenagem linfática foi eficaz. Conclusões: a intervenção fisioterapêutica se mostrou eficaz; na comparação da perimetria e goniometria, antes e depois, constatou-se que a drenagem linfática obteve uma redução significante do edema de MMII nas puérperas.

Biografia do Autor

  • Ana Carolina Moreira Viana, Universidade Católica de Pernambuco
    Fisioterapeuta Graduada pela Universidade Católica de Pernambuco
  • Bárbara Nathália Souza Lieuthier, Universidade Católica de Pernambuco

    Fisioterapeuta Pós-graduada em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia pela Faculdade Redentor.

  • Valéria Conceição Passos de Carvalho, Universidade Católica de Pernambuco

    Professora do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco, Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Pernambuco.

  • Érica Patrícia Borba Lira Uchôa, Universidade Católica de Pernambuco

    Professora do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco.

  • Marina de Lima Neves Barros, Universidade Católica de Pernambuco

    Professora do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco. Doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

13-12-2021