DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.18310/2358-8306.v2n4p71Palavras-chave:
Diretrizes, Currículo, FisioterapiaResumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais constituem-se em importante marco para a educação superior do Brasil na medida em que buscam o alinhamento da formação profissional de qualidade e avança para a formação generalista baseada em habilidades e competências. Elas foram pensadas na lógica de romper com o foco na doença e avançar para a concepção ampliada de saúde. Passados exatos 14 anos da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a educação superior, coloca-se em relevo a necessidade do debate sobre o que se alcançou a partir de seus pressupostos. Verifica-se que pouco ainda é debatido e estudado, especialmente na literatura com mais acessos por parte da comunidade acadêmica, sobre o assunto. Alguns questionamentos emergem dessa temática e direcionam para reflexões que venham ao encontro de aprimorar as diretrizes para a formação de qualidade. Enquanto uns conceitos requerem clarificação, outros necessitam mais especificações a fim de direcionar as instituições para que o ensino tenha a qualidade necessária a fim de atender ao sistema de saúde vigente no país. Embora haja premissas a serem seguidas, destacamos que as diretrizes cumpriram com seu papel e vieram também para consolidar a ideia de que o modelo rígido de currículo mínimo não era o mais apropriado. É importante permanecer incessantemente na atitude reflexiva, com postura proativa, para que, se realmente houver mudanças, haja possibilidades de contribuições positivas às novas diretrizes curriculares nacionais para a Fisioterapia.
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