Planejamento regional integrado e ferramentas de planejamento em saúde: relato de experiência na aprendizagem em serviço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2025v11n2.4486

Palavras-chave:

Planejamento em Saúde, Regionalização da Saúde, Equipe Multiprofissional

Resumo

Objetivo: Relatar a vivência de sanitarista em formação na gestão em saúde, no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva durante o processo de Planejamento Regional Integrado (PRI) numa Região de Saúde do estado da Paraíba. Descrição da Experiência: Trata-se de um Relato de Experiência sobre a etapa regional do Projeto de Fortalecimento do Planejamento Regional Integrado da Paraíba, que utilizou ferramentas do Planejamento Estratégico Situacional e contou com a participação de diferentes profissionais de saúde. Pode ser dividida entre momentos presenciais e virtuais, e teve as seguintes etapas vivenciadas: Análise da Situação de Saúde regional, levantamento de problemas por redes temáticas de atenção à saúde, Oficina de Priorização de Problemas com uso das ferramentas de planejamento Árvore de Problemas e Matriz GUT, e Modelagem da Rede Cegonha. Conclusões: A vivência formativa de sanitarista formado a partir do Sistema Único de Saúde (SUS) e para o SUS, por meio do planejamento em saúde de maneira sistematizada, foi agregadora pela ênfase propositiva, coletiva e de corresponsabilização sobre a resolução de problemas, conferindo ao profissional residente um aprimoramento de habilidades diversas. Com a experiência envolvendo profissionais do SUS, foi possível se deparar com a qualidade formativa das residências, onde o aprender e o atuar ocorrem no cotidiano. Desafios acerca da organização regional do SUS puderam ser observados como dificuldades teóricas e técnicas. Apesar disso, o planejamento a partir do PRI oportunizou aos sanitaristas em formação o refinamento do olhar sobre a governança e estruturação das Redes de Atenção à Saúde.

Biografia do Autor

  • Elizandra Pereira Pinheiro, Escola de Saúde Pública da Paraíba

    Bacharela em Fisioterapia pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Saúde Coletiva pelo Programa de Residência em Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública da Paraíba. 

  • Emanuely Rolim Nogueira, Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM)

    Bacharela em Fisioterapia pelo Centro Universitário Santa Maria, Mestra em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo,Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e docente do Centro Universitário Santa Maria. 

  • Flávia Iuçara Lourenço de Oliveira, Escola de Saúde Pública da Paraíba

    Bacharela em Fisioterapia pelo Centro Universitário Santa Maria, Mestra em Gestão e Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública da Paraíba. 

  • Karen Moura Duarte, Prefeitura Municipal de Uiraúna - PB

    Bacharela em Fisioterapia pelo Centro Universitário Santa Maria, Especialista em Saúde da Família e Comunidade pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica Cristo Rei, Especialização em Saúde da Família e Saúde Coletiva, pela Faculdade Santa Maria, Especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal da Paraíba. 

  • Ubiraídys de Andrade Isidorio, Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM)

    Bacharel em Fisioterapia. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul, Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Docente do Centro Universitário Santa Maria. 

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Publicado

2025-05-20

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

Pinheiro, E. P., Nogueira, E. R. ., Lourenço de Oliveira, F. I. ., Duarte, K. M. ., & Isidorio, U. de A. . (2025). Planejamento regional integrado e ferramentas de planejamento em saúde: relato de experiência na aprendizagem em serviço. Saúde Em Redes, 11(2), 4486. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2025v11n2.4486