Planejamento regional integrado e ferramentas de planejamento em saúde: relato de experiência na aprendizagem em serviço
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2025v11n2.4486Palavras-chave:
Planejamento em Saúde, Regionalização da Saúde, Equipe MultiprofissionalResumo
Objetivo: Relatar a vivência de sanitarista em formação na gestão em saúde, no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva durante o processo de Planejamento Regional Integrado (PRI) numa Região de Saúde do estado da Paraíba. Descrição da Experiência: Trata-se de um Relato de Experiência sobre a etapa regional do Projeto de Fortalecimento do Planejamento Regional Integrado da Paraíba, que utilizou ferramentas do Planejamento Estratégico Situacional e contou com a participação de diferentes profissionais de saúde. Pode ser dividida entre momentos presenciais e virtuais, e teve as seguintes etapas vivenciadas: Análise da Situação de Saúde regional, levantamento de problemas por redes temáticas de atenção à saúde, Oficina de Priorização de Problemas com uso das ferramentas de planejamento Árvore de Problemas e Matriz GUT, e Modelagem da Rede Cegonha. Conclusões: A vivência formativa de sanitarista formado a partir do Sistema Único de Saúde (SUS) e para o SUS, por meio do planejamento em saúde de maneira sistematizada, foi agregadora pela ênfase propositiva, coletiva e de corresponsabilização sobre a resolução de problemas, conferindo ao profissional residente um aprimoramento de habilidades diversas. Com a experiência envolvendo profissionais do SUS, foi possível se deparar com a qualidade formativa das residências, onde o aprender e o atuar ocorrem no cotidiano. Desafios acerca da organização regional do SUS puderam ser observados como dificuldades teóricas e técnicas. Apesar disso, o planejamento a partir do PRI oportunizou aos sanitaristas em formação o refinamento do olhar sobre a governança e estruturação das Redes de Atenção à Saúde.
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