PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL COMO AMPLIAÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE

Autores

  • Mayra de Araujo Brum Papa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniela Dallegrave Grupo Hospitalar Conceição
  • Aline Gonçalves Pereira Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2016v2n4p409-417

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Cuidado, Sistema Único de Saúde

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa implementada na Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição. A pesquisa teve como base um projeto investigativo realizado em serviços de saúde mental e de saúde da família. O objetivo central do estudo foi conhecer as Práticas Integrativas e Complementares realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial vinculados ao Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição. Como objetivos específicos, intencionou identificar espaços potenciais para a realização de Práticas Integrativas e Complementares nos serviços; conhecer as percepções dos profissionais sobre as Práticas Integrativas e Complementares, e refletir sobre os fatores que influenciam esses profissionais a utilizarem ou não as práticas integrativas e complementares nos atendimentos. A metodologia do estudo contou com coleta de informações por meio de entrevistas individuais e aplicação de questionário. Como principais resultados destacam-se o reconhecimento das diferentes modalidades de Práticas Integrativas e Complementares utilizadas, e a ampliação do cuidado em saúde mental proporcionada pelas Práticas Integrativas e Complementares, na medida em que agregam outras maneiras de conceber o corpo nas suas dimensões emocionais, físicas e espirituais.

Biografia do Autor

  • Mayra de Araujo Brum Papa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Assistente Social, Especialista em Saúde Mental, Mestranda em Saúde Coletiva.
  • Daniela Dallegrave, Grupo Hospitalar Conceição
    Enfermeira, Especialista em Saúde da Família, Mestre em Enfermagem, Doutora em Educação.
  • Aline Gonçalves Pereira, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro
    Enfermeira, Especialista em Saúde da Família.

Referências

PATRICIO, Zuleica M.; CASAGRANDE, Jacir L.; ARAÚJO, Marízia F. Qualidade de vida do trabalhador – uma abordagem qualitativa do ser humano através de novos paradigmas. 1.Ed. Florianópolis: Editora do Autor, 1999.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília : Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpic.pdf.

Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Notícias: Portaria amplia oferta de PICS. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/portaldab/noticias.php?conteudo=_&cod=2297.

SILVA, Luciana; FIRMINO Roberta. Oficinas Terapêuticas no Processo de Reabilitação Psicossocial. Disponível em: http://www.pergamum.univale.br/pergamum/tcc/Oficinasterapeuticasnoprocessodereabilitacaopsicossocial.pdf.

TESSER, Charles Dalcanale e SOUSA, Islândia Maria Carvalho de. Atenção Primária, Atenção Psicossocial, Práticas Integrativas e Complementares e suas afinidades Eletivas. Revista Saúde Soc. São Paulo, v.21, n.2, p.336-350, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v21n2/a08v21n2.pdf.

Downloads

Publicado

2017-05-09

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Papa, M. de A. B., Dallegrave, D., & Pereira, A. G. (2017). PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL COMO AMPLIAÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE. Saúde Em Redes, 2(4), 409-417. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2016v2n4p409-417

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)