Afetos e afecções na formação de conhecimento sobre a hanseníase: contribuições para prática educativa em saúde

Affects and affections in the formation of knowledge about leprosy: contributions to the educational practice in health

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4235

Resumen

O artigo faz uma reflexão sobre a relação entre o conhecimento formado sobre a hanseníase com a teoria dos afetos do filósofo Benedictus de Spinoza, utilizando o referencial cartográfico de Deleuze e Guattarri, enquanto modo de produção de conhecimento. O objetivo foi apreender os afetos e afecções envolvidos na formação de conhecimento sobre a hanseníase, na vivência dos acometidos. A pesquisa, qualitativa, foi realizada em um Centro de Referência em Hanseníase de uma cidade de médio porte do nordeste brasileiro, com informantes cadastrados em tal Centro. Para a produção dos dados, realizou-se entrevista semiestruturada e observação participante. Os dados foram analisados a partir da triangulação de dados. Os resultados apontaram para uma fragilidade no diagnóstico da hanseníase e que o uso de tecnologias mais relacionais no processo de trabalho em saúde, a percepção das singularidades, a inclusão da família, a viabilização de experimentações e a demarcação de fatores de motivação individuais, são vitais ao processo educativo. Conclui-se que, no planejamento das atividades educativas, devem ser levados em consideração as singularidades dos indivíduos alvo das ações. Além disso, a formação do conhecimento não se dá, exclusivamente, pelo contato com o profissional e nem se restringe ao conhecimento técnico e biologicista da doença. Assim, pensar um processo educativo que cumpra seu propósito transformador requer do profissional muito mais que conhecimento técnico-científico sobre a doença.

 

Palavras-chave: Educação continuada; Educação em Saúde; Hanseníase.

Biografía del autor/a

  • Nívea Maria Silva Silveira, Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

  • Eliana Amorim de Souza, Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará. Professora adjunta da Universidade Feeral da Bahia

  • Paulo Rogers da Silva Ferreira, Universidade Federal da Bahia

    Doutor em Antropologia pela pela Université Laval (UL), Canadá; Professor adjunto da Universidade Federal da Bahia

  • Alba Benemérita Alves Vilela, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Professora Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Publicado

2024-04-17

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar

Silva Silveira, N. M., Amorim de Souza, E. ., da Silva Ferreira, P. R., & Alves Vilela, A. B. (2024). Afetos e afecções na formação de conhecimento sobre a hanseníase: contribuições para prática educativa em saúde: Affects and affections in the formation of knowledge about leprosy: contributions to the educational practice in health. Saúde Em Redes, 10(1), 4235. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4235