Reflexões sobre a prática: Sistemas de Informação em Saúde como ferramentas possíveis para a gestão e o planejamento no campo da atenção psicossocial
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n2.4485Resumen
Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) são ferramentas de apoio à gestão, planejamento, monitoramento e avaliação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Este trabalho tem por objetivo aproximar os dados e informações em saúde presentes nos SIS com o campo da saúde mental e atenção psicossocial. Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência que buscou construir, a partir das atividades de trabalho na Residência em Saúde Coletiva (RMSC/ESP-PB), um quadro síntese para demonstrar as possibilidades de acesso que os SIS oferecem diante da temática, em convergência com os cenários de prática da RMSC. A partir da discussão, observou-se que os SIS trazem dados que podem subsidiar aspectos importantes no campo da saúde mental e atenção psicossocial, o que pode auxiliar gestores, profissionais da assistência e o controle social na construção da análise da situação de saúde e indicadores de saúde. Conclusão: Em conclusão, os SIS por si só não alcançam a complexidade histórica, social, ética e subjetiva dos processos de saúde-doença-cuidado para saúde mental e atenção psicossocial, porém expressam as intencionalidades, racionalidades e contradições do próprio campo e do SUS.
Palavras-chave: Sistemas de Informação em Saúde; Atenção Psicossocial; Planejamento em Saúde.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Saúde em Redes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).