Avaliação Formativa na Preceptoria da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família
Formative Assessment in the Preceptory of the Multiprofessional Residence in Primary Health Care/Family Health Strategy
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4361Resumo
Objetivos: Estimular as práticas avaliativas formativas para os preceptores do Programa da Residência Multiprofissional, da Universidade Federal do Piauí, Campus Parnaíba-PI; implantar instrumentos de monitoramento/avaliação no Programa local; e relatar a vivência do uso do Arco de Maguerez utilizado para nortear o processo. Descrição da experiência: Relato de experiência sobre uma intervenção realizada nos anos 2022 e 2023, mediante atuação na preceptoria em um Programa de Residência Multiprofissional da cidade Parnaíba, Piauí. O trabalho utilizou a metodologia do Arco de Maguerez, percorrendo cinco etapas: Observação da Realidade, Pontos-chave, Teorização, Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade. A aplicação do Arco possibilitou observar situações inquietantes no contexto do ensino e dos processos avaliativos do Programa local, bem como teorizar sobre eles. Assim, levantaram-se hipóteses de soluções exequíveis, envolvendo preceptores e Coordenação do Programa na região. Foram realizadas ações para melhoria dos processos de ensino aos residentes, focando na avaliação formativa. Também foram construídos, validados e implantados instrumentos de monitoramento. Conclusões: Este estudo teve como ponto de partida a realidade local, transformando-a. O Arco fora uma potente ferramenta problematizadora, cuja execução levou à dissolução da situação-problema. Através da implantação de novos processos de avaliação, bem como dos instrumentos de monitoramento, este estudo trouxe benefícios ao ensino da preceptoria no Programa de Residência Multiprofissional da região.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde; Educação Profissional em Saúde Pública; Preceptoria.
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