LIGA ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Karyny Roberta Tavares PICANÇO, Ana Silvia Lobo AMORAS, Caroline de Fátima Ribeiro da SILVA, Débora Juliana De Souza do ROSÁRIO, Isadora Oliveira Freitas BARBOSA, Juliana de Souza da SILVA, Laís Ferreira TAPAJÓS, Marcela Brito VIDAL, Myara Cristiny Monteiro CARDOSO, Nara Loren Oliveira dos SANTOS, Tamara Silva de SOUSA, Yasmin Pontes MOREIRA, Tatiana Onofre GAMA, Kátia Cirilo Costa NÓBREGA, Fernanda Gabriella de Siqueira Barros NOGUEIRA, Ana Carolina Pereira Nunes PINTO, Daniela Gonçalves OHARA

Resumo


Introdução: As doenças cardiovasculares e respiratórias estão entre as principais causas de óbitos e admissões hospitalares no Brasil, o que torna o cuidado e a assistência a essa população necessários. Nesse contexto, a fisioterapia nas áreas cardiovascular e respiratória tem desenvolvido um papel essencial. Logo, experiências teórico-práticas, vivenciadas por meio de liga acadêmica podem contribuir para melhor compreensão da atuação fisioterapêutica nessas especialidades, bem como na formação acadêmica baseada no tripé de ensino, pesquisa e extensão. Assim, em 30 de abril de 2016 foi criada a Liga Acadêmica de Fisioterapia Cardiorrespiratória (LAFCAR) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), composta por 12 acadêmicas e cinco docentes. Objetivo: Relatar a experiência da LAFCAR no período de abril de 2016 a setembro de 2017. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir das vivências dos membros da LAFCAR durante as atividades realizadas, no período de abril de 2016 a setembro de 2017. Os dados foram coletados a partir de relatos dos extensionistas, registros das atas de reuniões e análise das fichas de avaliação e acompanhamento dos pacientes atendidos no Hospital de Emergência (HE) de Macapá. Resultados: Foram desenvolvidas duas palestras abertas ao público acadêmico e aos profissionais, oito aulas teóricas com discussão de artigos ministradas pelos docentes da liga, 15 reuniões ordinárias, 22 atendimentos fisioterapêuticos nas áreas cardiovascular e/ou respiratória, sob supervisão, nas clínicas médica e cirúrgica do HE e elaboração de quatro projetos de pesquisa que estão em fase de execução. Ainda, a liga foi contemplada com duas bolsas do Programa Institucional de Bolsas a Extensão Universitária da UNIFAP (PIBEX 2016). Conclusão: A LAFCAR tem proporcionado às integrantes, o desenvolvimento do pensamento crítico por meio de discussões de artigos científicos e iniciação à projetos de pesquisa, além disso, permite a aplicação do conhecimento teórico à prática clínica durante os atendimentos hospitalares supervisionados e atividades sociais desenvolvidas. Tais ações trazem benefícios à comunidade, uma vez que medidas de promoção de saúde e prevenção de doenças, bem como a intervenção fisioterapêutica cardiovascular e/ou respiratória contribuem no cuidado a população.

Palavras-chave


Doenças cardiovasculares; Doenças respiratórias; Ensino; Fisioterapia.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.