LIGA ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Keywords:
Doenças cardiovasculares, Doenças respiratórias, Ensino, Fisioterapia.Abstract
Introdução: As doenças cardiovasculares e respiratórias estão entre as principais causas de óbitos e admissões hospitalares no Brasil, o que torna o cuidado e a assistência a essa população necessários. Nesse contexto, a fisioterapia nas áreas cardiovascular e respiratória tem desenvolvido um papel essencial. Logo, experiências teórico-práticas, vivenciadas por meio de liga acadêmica podem contribuir para melhor compreensão da atuação fisioterapêutica nessas especialidades, bem como na formação acadêmica baseada no tripé de ensino, pesquisa e extensão. Assim, em 30 de abril de 2016 foi criada a Liga Acadêmica de Fisioterapia Cardiorrespiratória (LAFCAR) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), composta por 12 acadêmicas e cinco docentes. Objetivo: Relatar a experiência da LAFCAR no período de abril de 2016 a setembro de 2017. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir das vivências dos membros da LAFCAR durante as atividades realizadas, no período de abril de 2016 a setembro de 2017. Os dados foram coletados a partir de relatos dos extensionistas, registros das atas de reuniões e análise das fichas de avaliação e acompanhamento dos pacientes atendidos no Hospital de Emergência (HE) de Macapá. Resultados: Foram desenvolvidas duas palestras abertas ao público acadêmico e aos profissionais, oito aulas teóricas com discussão de artigos ministradas pelos docentes da liga, 15 reuniões ordinárias, 22 atendimentos fisioterapêuticos nas áreas cardiovascular e/ou respiratória, sob supervisão, nas clínicas médica e cirúrgica do HE e elaboração de quatro projetos de pesquisa que estão em fase de execução. Ainda, a liga foi contemplada com duas bolsas do Programa Institucional de Bolsas a Extensão Universitária da UNIFAP (PIBEX 2016). Conclusão: A LAFCAR tem proporcionado às integrantes, o desenvolvimento do pensamento crítico por meio de discussões de artigos científicos e iniciação à projetos de pesquisa, além disso, permite a aplicação do conhecimento teórico à prática clínica durante os atendimentos hospitalares supervisionados e atividades sociais desenvolvidas. Tais ações trazem benefícios à comunidade, uma vez que medidas de promoção de saúde e prevenção de doenças, bem como a intervenção fisioterapêutica cardiovascular e/ou respiratória contribuem no cuidado a população.Issue
Section
Eixo I: Cardiorespiratória
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