IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO DE FISIOTERAPIA BASEADO EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18310/2358-8306.v1n1p13Palavras-chave:
Fisioterapia. Instituições de Ensino Superior. Educação. Aprendizagem Baseada em Problemas.Resumo
A implementação do Sistema Único de Saúde gerou a necessidade de se reorientar a formação de recursos humanos de maneira a atender o modelo de atenção à saúde proposto, indicando então um novo perfil profissional, que deveria ter “formação generalista, humanista, crítica e reflexiva”, que atendesse às mudanças de abordagem no processo saúde-doença, e estimulasse mudanças concretas nos projetos pedagógicos. A implantação do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe, em Lagarto, teve como justificativa a necessidade de formação integral e a articulação entre ensino, pesquisa, extensão e assistência, próximo à realidade na qual atuarão os futuros profissionais. A estrutura curricular é formada por cinco ciclos com duração de um ano cada. Os espaços de ensino-aprendizagem que compõem o ciclo são: Sessão tutorial; Prática de Subunidade; Aprendizagem Autodirigida; Palestras; Habilidades e Atitudes e Práticas de Ensino na Comunidade. A organização curricular tem promovido a integração ensino-serviço, de maneira reflexiva, envolvido os três níveis de atenção à saúde, estimulado a autonomia técnica e a capacidade de colaboração dos discentes. Espera-se que o relato dessa estrutura curricular de caráter inovador e propositivo, que vai ao encontro das Diretrizes Curriculares Nacionais e do conceito amplo de saúde e doença, possa estimular a discussão dos modelos de formação, e colaborar para a implantação de propostas semelhantes, visando à formação de profissionais coerentes com as Diretrizes Curriculares Nacionais e ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde.Referências
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