FISIOTERAPIA: PROBLEMATIZANDO A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO
Abstract
INTRODUÇÃO: A Fisioterapia como profissão da área da saúde tem avanços pedagógicos inovadores na formação acadêmica com interfaces entre ensino-pesquisa-extensão fundamentando a prática profissional. O objetivo foi problematizar a formação e atuação do fisioterapeuta na Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da reflexão temática na disciplina de Panoramas da Fisioterapia no Brasil e no Mundo" (PFBM). . DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: No decorrer do processo da aprendizagem por projetos na referida disciplina, construiu-se produtos acadêmicos com base nos temas: Pilares da Educação, Inovações em Fisioterapia, Educação em Saúde, Interfaces de Ensino, Instituição de Ensino Superior (IES), Internacionalização, Atendimento Propriamente Dito: Formação/Atuação do Fisioterapeuta e Campos de Atenção em Saúde. Estes temas foram aprofundados em aulas teóricas, visitas de campo, busca á literatura científica para estabelecer relações com a Fisioterapia e a realidade da formação e atuação do fisioterapeuta profissional. Além disso, foram apresentados um trabalho escrito, uma reflexão da primeira versão de mapa conceitual da problematização, seminário para a turma e a elaboração e apresentação de banner como produto final da disciplina de PFBM em formato de mapa conceitual problematizado. IMPACTOS: O estudo desenvolvido foi promissor por agregar conceitos da área já num primeiro ano de curso, esclarecer quais são as atividades realizadas pelos fisioterapeutas, indicar a relevância da constante busca por evidências científicas e, com isso, ressaltar que teoria e prática estão interligadas e corroboram com a indissociabilidade da tríade ensino-pesquisa-extensão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O processo de desenvolvimento do estudo incentivou um olhar crítico para a formação do fisioterapeuta e demonstrou o quanto isso é fundamental para uma atuação de qualidade, além do crescimento pessoal no âmbito acadêmico proporcionado pela problematização das diversas temáticas, imprescindível para um profissional da área da saúde.Issue
Section
Relatos de Experiência - Eixo II Formação e Educação Permanente
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