AÇÕES EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA SAÚDE PRIMÁRIA DO IDOSO E SEUS IMPACTOS

Authors

  • Raphael Paiva Cock Ferreira ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Emanuella Esteves Machado ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Thierry Candido Pinto ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM

Abstract

Introdução: A transição demográfica que se evidencia na sociedade brasileira é um fato que deve ser levado em consideração nos mais diversos setores, em especial na saúde, uma vez que os idosos correspondem a uma parcela significativa dos usuários desse sistema. Nesse contexto, dá-se grande destaque às doenças crônicas não transmissíveis - como hipertensão, diabetes e mal de Alzheimer - tanto em termos da alta prevalência, morbidade e incapacidade que esses agravos podem provocar quanto ao grande potencial de prevenção dessas condições por mudanças em atitudes cotidianas - como mudanças dos hábitos alimentares, prática de atividades físicas e mentais. Contudo, apenas impor essas mudanças muitas vezes não apresenta um resultado favorável, sendo necessária uma orientação complementar e uma explicação de como essas mudanças serão benéficas em termos de melhoria de qualidade de vida e de condições de saúde além de explicitar as consequências a longo prazo da manutenção de maus hábitos. Além disso, é necessária uma boa orientação de como realizar essas mudanças, visto que muitas pessoas carregam dúvidas e mitos sobre o que fazer para levar uma vida mais saudável. Descrição: Alunos de graduação na área da saúde, orientados por sua preceptora, se reuniram com idosos de uma instituição filantrópica em Vitória, Espírito Santo, realizando um direcionamento sobre como fazer uma alimentação saudável, esclarecendo dúvidas e mitos cotidianos sobre esse tema e enfatizando as consequências de manter maus hábitos de vida e as vantagens de realizar uma mudança. Houve um cuidado metodológico de trazer tais conhecimentos para o cotidiano familiar ao qual o público alvo estava inserido, como, por exemplo, ao orientar o preparo de alimentos e revelar excessos de sódio e açúcar em produtos industrializados que estavam frequentes na dietas desses indivíduos. Ademais, foram realizadas atividades lúdicas com esses idosos - como quebra-cabeças e jogo da memória - a fim de demonstrar a importância de atividades simples que exercitam a capacidade mental e promovem uma manutenção da mesma por mais tempo. Impactos: Por meio dessa atividade e do diálogo com os idosos, foi possível perceber que a população possuía muitas dúvidas sobre como praticar hábitos de vida saudáveis. Isso reforça a importância de ações educativas como essa, que possuem grande impacto na prevenção e promoção da saúde, como ferramentas da atenção primária. A experiência educativa trouxe para os alunos a quebra de paradigmas acerca dos conhecimentos populares sobre alimentação equilibrada, revelando que coisas que parecem simples para o estudante em graduação, é desconhecido por grande parte da população, principalmente pela parcela menos instruída desta. Isso permitiu reconhecer o potencial do agente promotor de saúde em melhorar a qualidade de vida da população e provocar impacto a longo prazo. Considerações: Por meio da utilização desses instrumentos foi possível identificar as principais carências da população idosa relacionadas aos cuidados de saúde, além de demonstrar a importância de estimular e oferecer meios para que os idosos realizem o autocuidado.