AGENTE DO BEM CONTRA A FEBRE AMARELA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INTEGRAÇÃO DA PRÁTICA EXTENSIONISTA EM DISCIPLINAS CURRICULARES NA ATENÇAO PRIMÁRIA

Autores/as

  • Fabíola Abreu PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUCMINAS COREU
  • Juliana Glauce PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUCMINAS COREU
  • Kamila Rúbia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUCMINAS COREU
  • Mariana Caetano PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUCMINAS COREU
  • Thayrinne Soares PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUCMINAS COREU
  • Adriana Silva Drumond PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUCMINAS COREU
  • Patrícia Dayrell Neiva PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUCMINAS COREU

Resumen

Introdução: A Prefeitura de Belo Horizonte tem executado medidas preventivas para proteger a população e minimizar o risco de transmissão da doença na capital. Para proteger a população, a vacinação foi intensificada, assim como as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir a Febre amarela em ambiente urbano. Descrição: Foi realizada uma ação de caráter extensionista pelos discentes do Curso de Fisioterapia PUCMINAS com orientações sobre promoção de saúde e prevenção da Febre amarela, o incentivo a prática de atividades de proteção individual, a prevenção contra picadas de mosquitos, a eliminação dos focos de possíveis criadores do mosquito e sobre a importância da vacinação. Este trabalho foi realizado em uma Escola Pública Municipal em Belo Horizonte. Inicialmente uma visita foi realizada à escola, com intuito de apresentar a ação em conjunto com a Equipe de Zoonose do Centro de Saúde para os coordenadores da instituição, conhecer o ambiente escolar e o público alvo. A recepção e apresentação do local foram realizadas pela instrutora de promoção da saúde da escola. Criou-se um folheto informativo e autoexplicativo sobre a Febre Amarela e a importância da vacinação contra a doença com o objetivo de integrar o material fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, incentivar o público alvo a verificar o cartão de vacina dos familiares. Posteriormente uma nova ação foi realizada conjuntamente com a equipe da Zoonose. As informações foram repassadas aos alunos do ensino médio sobre: características, sintomas, formas de transmissão, tratamento, prevenção e controle da Febre Amarela com enfoque principal sobre a imunização, durante este período os alunos também puderam esclarecer dúvidas e compartilhar experiências que tinham alguma relação com a Febre Amarela. Um folheto informativo produzido especificamente para esta atividade acrescido do material desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte foi fornecido como produto final da atividade. Impactos: Os alunos foram incentivados a transferir os conhecimentos adquiridos aos demais membros da família e receberam a missão de verificar o cartão de vacina dos familiares, orientá-los sobre os riscos da não imunização e sobre as formas de combate ao mosquito transmissor, da mesma maneira que foram orientados na escola. Foram beneficiados diretamente 348 indivíduos e 672 beneficiários indiretos pois estima-se que os alunos comuniquem, apresentem o folheto e chequem os cartões de vacina de pelo menos dois familiares. Considerações: As ações educativas em escolas são uma excelente forma de conscientização em saúde pública para a população, considerando que são reproduzíveis no ambiente familiar. As crianças são mais suscetíveis a novos conhecimentos, com grande poder de absorção e compartilhamento de informações. Este conhecimento adquirido é um importante meio para difundir medidas preventivas e de manutenção de saúde como mostrar que a extensão universitária pode e deve contribuir para a construção de novos conhecimentos a partir da interdisciplinaridade e com a troca de saberes entre a academia e a comunidade, com vistas ao desenvolvimento regional sustentável. A vivência de alunos de graduação na atenção básica condiz com um aprendizado diversificado baseado na relação com usuário e sua respectiva experiência.