CONSTRUINDO E RECONSTRUINDO: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA

Authors

  • Fernanda Cristiane de Melo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Celita Salmaso Trelha UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Daniela Wosiack da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Lígia Maria Facci UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Vanessa Batista da Costa Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Abstract

Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Fisioterapia destacam para a formação de um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Durante o processo de formação as habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais são desenvolvidas gradativamente por meio de atividades teórico-práticas com grau crescente de complexidade. Nesse contexto, o estágio curricular supervisionado desempenha papel fundamental na consolidação das habilidades e competências da prática profissional no cenário real e em contato direto com a comunidade. Descrição: Trata-se de um relato de experiência das atividades do Estágio Supervisionado em Fisioterapia em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina no período de 2009 a 2018. O estágio é curricular, realizado no último ano com carga horária de 170 horas, com supervisão docente. As atividades do estágio desde o início são realizadas na Unidade Básica de Saúde da Vila Brasil e área de abrangência, que apresenta características socioeconômicas heterogêneas e destaca-se pela população de pessoas idosas. Na implantação do estágio, devido à alta demanda de pessoas idosas predominaram os atendimentos domiciliares. Também eram realizados atendimentos na UBS, educação em saúde na sala de espera da unidade e os estagiários conduziam em conjunto com o educador físico um grupo de atividades físicas para pessoas idosas. As ações de prevenção e promoção da saúde foram ganhando gradativamente maior espaço nas atividades do estágio e aumentou a integração com a equipe e a atuação interdisciplinar. Desde 2012 a residente de Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia Funcional realiza atividades integradas ao estágio semanalmente. Desde a sua implantação, algumas atividades foram inseridas ao estágio: Projeto Interdisciplinar a indivíduos com osteoartrite de joelho, Grupo de Coluna, Dançaterapia com a educadora física do NASF, Programa HiperDia com os profissionais do NASF, Grupo interdisciplinar de cuidado à saúde da mulher, Grupo de mulheres com incontinência urinária, Grupo de indivíduos com doenças labirínticas, Pilates para Mulheres, Ginástica Laboral para equipe da UBS, educação em saúde na escola, participação em campanhas de vacinação da UBS, Evento Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama entre outras. Impactos: As atividades do estágio desde sua implantação sofreram mudanças a partir da reflexão do papel do fisioterapeuta na atenção primária, indo além do atendimento individual e propostas exclusivas do fisioterapeuta, para uma abordagem multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial, propiciando a integralidade da atenção à saúde. As atividades tem proporcionado maior aproximação com os profissionais da unidade de saúde e usuários e contato com a realidade social das famílias, observado nas visitas e atendimentos domiciliares. Considerações: O estágio é um momento singular no processo de formação do fisioterapeuta. O Estágio Supervisionado em Fisioterapia em Saúde Coletiva tem se mostrado articulado com as necessidades acadêmicas, do serviço e da comunidade visando formar um profissional apto a atuar em diferentes cenários na atenção primária.