LIMITAÇÕES DA VARIAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM PROFESSORES

Authors

  • Sara de Lira Mendonça UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
  • Hugo Hilário dos Santos Júnior UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
  • Mônica Rivelo Alexandre UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
  • Bruna da Silva Sousa UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
  • Vera Regina Fernandes da Silva Marães UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB

Abstract

Introdução: O coração não possui uma regularidade em seus batimentos, as alterações na frequência cardíaca são definidas como Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC), e indicam a capacidade do coração de responder a estímulos fisiológicos e ambientais. Tal variável foi objeto de estudo de alunos de fisioterapia da Universidade de Brasília (UnB) para correlacionar a VFC com o nível de estresse em docentes das áreas biológicas. Descrição: Durante seis meses os alunos buscaram contato com dezoito professores das áreas biológicas atuantes na Universidade de Brasília no campus da Ceilândia para realizar a mensuração das principais variáveis cardiovasculares, entre elas a Variação da Frequência Cardíaca, e aplicaram questionários buscando avaliar a relação com o nível de estresse entre os docentes. Impactos: Com o estresse sendo uma das principais causas de doenças crônicas da atualidade, a avaliação de sua relação com variáveis cardiovasculares em professores universitários é importante para intervir antes de tais doenças se instalarem e também para prevenção destas no meio acadêmico, uma vez que este pode ser um meio estressante tanto para os docentes das áreas biológicas quanto para seus discentes. Considerações: O envolvimento dos alunos em tal experimento trouxe ensinamentos importantes com relação ao nível de estresse e sua capacidade de alteração em diversas variáveis cardiovasculares. Também foi uma importante experiência adquirida no contexto de capacitação para a aferição das variáveis e suas limitações de aplicabilidade na população de docentes.