A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO EM ATIVIDADES EXTRACURRICULARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VINCULADO A UM PROJETO DE EXTENSÃO
Abstract
Introdução: As atividades extradisciplinares podem ser descritas como aquelas na qual não são concebidas como características obrigatórias, toda via se encontram sob a responsabilidade da instituição e fazem parte do currículo acadêmico. A prática da mesma torna a formação profissional mais abrangente, não utilizando somente das ações educativas ofertadas pela estrutura curricular, mas também expondo os estudantes à determinadas situações que englobam um conjunto de experiências e estímulos ofertados por meio das atividades instituídas. Descrição: O projeto de extensão em reabilitação pulmonar é realizado na clínica escola da EMESCAM e promove um atendimento a nível ambulatorial de pacientes com algum comprometimento no sistema respiratório. Os participantes do projeto são alunos a partir do 4º período de fisioterapia, portanto, muitos alunos chegam tendo a base da avaliação, diagnóstico e os recursos mais utilizados na fisioterapia. Toda via os mesmos não passaram pela matéria especifica de sistema cardiopulmonar, que fornece grande parte do conhecimento sobre os principais distúrbios encontrados na pneumologia. Este aprendizado prático simultâneo ao aprendizado teórico promove a inserção do aluno no processo de metodologia ativa, deixando o estudante de ser apenas um agente passivo e tornando-se um membro ativo na construção do saber, contribuindo em toda a avaliação, diagnóstico e plano de tratamento do paciente. Visando oferecer sempre melhor atendimento ao paciente, o projeto conta também com momentos de discussões, onde são trabalhados todos os pontos das patologias e suas correlações com os diversos ensinamentos aprendidos até então na formação acadêmica. Impactos: A experiência relatada permitiu melhor aquisição do conhecimento sobre as patologias mais tratadas no setor, bem como da postura ética e humana que o profissional da saúde deve ter através do contato com o paciente. O conhecimento prático realizado simultaneamente ao teórico foi de grande contribuição para a fixação do conteúdo aplicado em sala de aula, proporcionando a busca pelo saber e o interesse, cada vez maior, das alunas pela área. Considerações: A inserção prática precoce dos conteúdos abordados teoricamente nas disciplinas da graduação possibilita ao aluno um melhor aprendizado, pois o leva a pensar sob uma ótica mais abrangente, criativa e cria no mesmo uma maior responsabilidade ao colocá-lo frente ao paciente e também responsável pelo tratamento destes. Uma orientação bem aplicada pelo professor permite também uma maior segurança ao aluno, contribuindo para a facilitação deste processo de aprendizado tão importante na construção de um futuro profissional.Issue
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Relatos de Experiência - Eixo II Formação e Educação Permanente
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