APLICAÇÃO DO MÉTODO OSCE EM DISCENTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA

Authors

  • Deborah Silva Dias ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Leticia Tosts da Silva ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Ramon da Silva Pereira ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Raysa Rodrigues da Silva ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Tania Maria Alves de Melo de Andrade ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Christiane Boaventura Lourenço ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM

Abstract

Introdução: O Objective Structured Clinical Examination (OSCE), ou Exame Clínico Objetivo Estruturado é considerado padrão ouro, é um método utilizado para realizar a avaliação do discente relacionado as habilidades clinicas, e atitudes retidas pelos alunos de Fisioterapia durante o progresso de aprendizagem. Consiste na realização da avaliação do aluno frente ao paciente em simulações preestabelecidas. Descrição: O OSCE é aplicado dentro da disciplina de Bases de Avaliação Fisioterapêutica demonstrando-se importante para avaliação das habilidades clínicas, atitudes, profissionalismo, conhecimento e comunicação. O docente responsável pela disciplina planeja e organiza as estações aonde deverá ocorrer o teste. Discentes de períodos mais avançados interpretam os casos de pacientes ou auxiliam na logística de distribuição de sala e tempo durante o exame. Os acadêmicos são direcionados à uma sala específica aonde aguardam serem convocados, portando jaleco, identificação e lápis. As estações do OSCE são montadas em um centro de simulação, espelhados, simulando consultórios, com maca, mesa, cadeiras e os materiais relevantes para cada caso. Cada sala contém um caso clínico, em que o aluno deverá realizar a leitura em 1 (um) minuto e adentrar na mesma, ele disponibiliza de 5 (cinco) minutos para cumprir as tarefas clínicas propostas. Ao entrar na sala, ele encontra o paciente esperando e deve se apresentar como estudante de fisioterapia e iniciar as tarefas específicas de cada estação. Os alunos são avaliados pelos examinadores, que estão por trás do espelho, e dispõem de uma tabela para avaliação na qual contém os seguintes itens: Apresentar-se e cumprimentar o paciente; pesquisar adequadamente os sinais referentes à tarefa; explicar o paciente adequadamente sobre a doença; explicar a natureza da avaliação e o propósito do tratamento, além do que deve ser feito em cada técnica. Após o término do exame, o aluno recebe um feedback do professor sobre o seu desempenho. Impactos: A simulação de casos clínicos aplicados proporciona uma ótima oportunidade para o acadêmico vivenciar situações expostas por seus professores em sala de aula, bem como a construção do desenvolvimento para o pensamento clínico por meios das experiências ali vivenciadas. Consequentemente contribui para o amadurecimento deste futuro profissional durante a graduação. Considerações: A simulação dos atendimentos possibilita a ocasião para melhorar as habilidades e atitudes dos serviços ofertados, sendo relevante para fixação do conteúdo teórico e prático ministrado. Contribuindo para o desenvolvimento emocional e atitudes ali realizadas, proporcionando a diante a autoconfiança do profissional no setor de atendimento.