CRIAÇÃO DE UM MODELO BIOMECÂNICO PARA APRENDIZAGEM DOS EPÔNIMOS DAS AMPUTAÇÕES DE TORNOZELO E PÉ

Authors

  • Celita Salmaso Trelha UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Fernanda Nair Nicolau Policarpo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Claudia Patrícia Cardoso Martins Siqueira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Amanda Paula Ricardo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Amanda Maximo Alvares UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Jordana Cordeiro Maluf UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Cesar Ballarotti UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Abstract

Introdução: Amputação é o nome dado a remoção traumática ou cirúrgica de um membro ou de um segmento corporal. As amputações de pé são muito realizadas devido aos acometimentos vasculares, comumente estendendo-se até ao tornozelo, principalmente por complicações diabéticas. Apesar de haver nomenclatura científica lógica de acordo com o local acometido, esses termos muitas vezes não são tão utilizados em provas de concurso como na comunicação entre profissionais da saúde. São frequentemente utilizados nomes atribuídos pelos criadores das técnicas ou homenageados, os epônimos. Descrição: O modelo biomecânico para aprendizagem dos epônimos das amputações de tornozelo e pé desenvolvido tem o propósito de demonstrar por meio de um modelo bidimensional as possíveis amputações no complexo do tornozelo e pé a fim de facilitar a memorização da nomenclatura utilizada tanto na área acadêmica, como na comunicação entre profissionais da saúde. Os ossos do tornozelo e pé foram reproduzidos em EVA baseados em uma ilustração impressa bidimensional. Os componentes foram fixados em uma placa de cortiça e cada segmento ao ser destacado deixa exposto o epônimo referente a retirada daquela estrutura. O presente modelo foi desenvolvido no Projeto de Pesquisa em Ensino intitulado O aluno de fisioterapia como criador e executor do processo de aprendizagem - modelos confeccionados em diversos materiais - análise biomecânica e a reabilitação". O projeto tem o objetivo de tornar o estudante responsável pelo processo ativo de aprendizagem tornando-o seguro e independente na sua capacidade de pensar e desenvolver o raciocínio clinico, além de contribuir na disseminação do conhecimento. Impactos: O modelo de ensino confeccionado possibilita aos estudantes e profissionais de diferentes áreas da saúde visualizar a anatomia óssea do tornozelo e pé, compreender as possíveis amputações e assim facilitar a fixação dos epônimos. Considerações: Este modelo de ensino foi eficaz para auxiliar na memorização dos epônimos das amputações do tornozelo e pé, facilitando a aprendizagem dos alunos e futuramente a melhor comunicação entre profissionais. Além de ser uma alternativa de recurso didático ao ensino.