EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE: A EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA SAÚDE COLETIVA II

Authors

  • Fernanda Cristiane de Melo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Celita Salmaso Trelha UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Daniela Wosiack da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Lígia Maria Facci UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Vanessa Batista da Costa Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Abstract

Introdução: O processo de formação do fisioterapeuta durante a graduação deve estimular e promover experiências de atuação em diferentes cenários de prática e em todos os níveis de atenção à saúde. Além disso, a integração ensino, serviço e comunidade consolida e fortalece o desenvolvimento das habilidades no contexto real da prática profissional. Descrição: A disciplina de Saúde Coletiva II do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina é realizada no primeiro semestre do segundo ano, utiliza-se de metodologias ativas e tem como objetivos conhecer o território e sua área de abrangência, eleger problemas prioritários e elaborar e implantar plano de intervenções com foco na educação em saúde. Assim, no ano de 2018 as atividades da disciplina ocorreram na área de abrangência de uma Unidade Básica de Saúde que apresenta características heterogêneas e destaca-se pela população de idosos e escolares. Inicialmente, ocorreu a aula sobre Sistema Único de Saúde e Atenção Primária por meio da elaboração de um Mapa Conceitual. Em seguida, foram apresentadas situações problema sobre a pessoa idosa e escolares para teorização e discussão em sala de aula, com foco sobre hábitos saudáveis e postura em escolares e idosos e também em quedas de pessoas idosas. Posteriormente, foram planejadas as ações educativas para serem realizadas com escolares do ensino fundamental e com as pessoas idosas, totalizando cinco encontros no colégio e cinco visitas domiciliares. Participaram das atividades estudantes do 5º ao 9º ano, totalizando 14 turmas e 470 estudantes com idade entre 11 e 15 anos e os respectivos professores. Cada turma teve dois encontros com duração de 50 minutos e foram realizadas aulas expositivas dialogadas, dinâmicas em grupo, jogos educativos e esclarecimentos de dúvidas. Os temas abordados foram hábitos saudáveis em relação à alimentação e prática de atividade física e cuidados com a postura e a mochila. Também foram realizadas visitas domiciliares a 71 pessoas idosas onde foi aplicado um questionário sobre a ocorrência de quedas e em seguida a pessoa idosa foi orientada sobre a prevenção de quedas e recebeu um folder educativo sobre o tema. Impactos: A experiência da disciplina promoveu a integração entre os acadêmicos de Fisioterapia e a comunidade permitindo vivenciar um amplo campo de atuação na promoção à saúde junto à população. Também foi observado desenvolvimento das habilidades de comunicação verbal, criatividade na elaboração das atividades, liderança e trabalho em equipe. Dentre os participantes da comunidade, observou-se interesse e participação nas atividades, motivação para mudanças nos hábitos e comportamentos do cotidiano. Considerações: A experiência da disciplina demonstrou resultados positivos para o processo de formação do acadêmico de Fisioterapia, pois proporcionou a aproximação com a prática profissional por meio de ações de educação em saúde. Além disso, despertou nos acadêmicos o senso crítico e a reflexão quanto ao seu compromisso e papel social como futuro profissional da saúde.