EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA NA OBSERVAÇÃO, REFLEXÃO E DEBATE EM UM GRUPO DE IDOSAS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DE UM PROJETO SOCIAL NA CIDADE DE SÃO MATEUS
Abstract
Introdução: Este trabalho relata a experiência dos alunos do 1º período B" do curso de fisioterapia da FVC, atuando cinematicamente na avaliação morfológica e funcional de um grupo de idosas, mantido pela secretaria municipal de saúde do município de São Mateus. O grupo faz parte do projeto Cepaf (Centro de promoção de atividade física). Utilizam um espaço público, com academia popular, de aparelhos bem básicos, mas que trabalha a funcionalidade articular quando bem orientado, uma das idéias foi agregar aos alunos do curso de fisioterapia da Faculdade Vale do Cricaré - FVC, para que os mesmos pudessem contribuir na melhoria da qualidade funcional e ergonômica, juntamente com as potencialidades da atividade física propostas e planejadas por Educadores Físicos altamente qualificados que já trabalham no projeto.De acordo com alguns autores que tratam o assunto, atualmente, estudos mostram a importância dos exercícios envolvendo força e flexibilidade, pela melhora e manutenção da capacidade funcional e autonomia do indivíduo idoso (MATSUDO, 2001 Descrição: A disciplina proponente foi Bases Morfofuncionais dos Sistemas I. Buscou integrar as disciplinas Filosofia e Saúde, Bases Biológicas da Fisioterapia e Recursos Fisioterapêuticos I, sempre trabalhando em prol da interdisciplinariedade, para uma compreensão total e unificada na atuação do futuro fisioterapeuta e suas práticas anátomomecânicas. A experiência contou com 42 alunos do 1º período B" Noturno do curso de Fisioterapia divididos em 3 grupos, e ocorreu durante 3 dias da semana, segunda, quarta e sexta, 50 minutos cada encontro. O objeto de observação dos acadêmicos foi uma das turmas do matutino do projeto Cepaf, onde realiza exercícios 3 vezes na semana onde contempla-se a caminhada orientada, musculação na academia popular e hidroginástica em um clube da cidade. A idéia central desta proposta foi fazer com que os alunos de fisioterapia vivenciassem através da observação refletindo às margens cientificas, como poderão intervir em um grupo tão seleto e delicado da população, realizando um trabalho de pesquisa e relatório cientifico. Impactos: Os impactos são inteiramente de natureza científica. Academicamente, oportunizou aos nossos alunos uma vivência muito importante da Fisioterapia em relação à compreensão em observar com bastante cautela as assimetrias básicas e limitações funcionais dessas pessoas idosas. Considerações: A experiência com a turma de fisioterapia, serviu positivamente como um pontapé inicial para a reflexão da importância multidisciplinar no atendimento para a qualidade de vida de pessoas idosas, contudo, despertará os acadêmicos para uma forma inovadora de olhar para o idoso e sua qualidade funcional. Sempre que possível, faremos visitas experimentais como essa para que possamos aumentar nosso leque de informações, resultando num aprendizado mais completo.Issue
Section
Relatos de Experiência - Eixo II Formação e Educação Permanente
License
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.